Polícia e MP lacram faculdade ilegal que atuava no Amazonas e Rondônia

Publicado em: 07/11/2017 às 12:37 | Atualizado em: 07/11/2017 às 12:37
O Ministério Público e a Polícia Civil de Rondônia realizam na manhã desta terça, dia 7, a operação Apate contra organização criminosa que oferece cursos de graduação e pós-graduação sem autorização legal.
O Ciperon (Centro Integrado de Pesquisa e Educação de Rondônia), instalado no distrito de Nova Dimensão, no município de Nova Mamoré, em Rondônia, polo que atende o distrito de Santo Antônio do Matupi, no município amazonense de Manicoré, foi alvo de busca e apreensão.
Segundo moradora da localidade informou ao BNC, a polícia recolheu documentos e computadores que encheram uma caminhonete. Uma funcionária da Ciperon foi levada pelos policiais e o prédio da faculdade, lacrado.
A Ciperon tem cerca de 200 alunos em Santo Antônio do Matupi, matriculados nos cursos de pedagogia, psicologia, agronomia, educação física, administração e técnica de enfermagem.
Há dias os estudantes já vinham desconfiando da legalidade da empresa, que recentemente trocou de razão social na Receita Federal e não dava nenhuma satisfação em Matupi. O Ciperon passou a se chamar Norte Educacional.
Sem autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar, a Ciperon/Norte Educacional cometia crimes de falsidade ideológica e estelionato, além de outros, ao emitir diplomas com selos de faculdades de outros estados adquiridos ilegalmente.
Na região, atuava em 17 localidades, sendo 14 só em Rondônia, com aproximadamente 1.300 pessoas matriculadas, sem contar os já “diplomados”.
São cumpridos em Rondônia, com apoio da Polícia Civil, 33 mandados de busca e apreensão e 23 conduções coercitivas.
A Justiça determinou a indisponibilidade dos bens dos proprietários e demais investigados.
Foto: Reprodução/site O Mamoré