Autoridades, professores e alunos da rede municipal de ensino de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus ) participaram do lançamento da campanha “Drogas, #NãoCurto #NãoCompartilho”, ocorrido nesta quarta-feira, dia 13.

A iniciativa da Prefeitura liderada por Romeiro Mendonça (PDT) visa prevenir o consumo de entorpecentes dentro das escolas e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

“Essa proposta foi pensada numa visão de inclusão social, pautada em princípios humanistas, de respeito ao próximo, de valorização da diversidade social e cultural, buscando o acolhimento e não a discriminação do usuário e de seus familiares. Acreditamos que esse projeto irá contribuir de fato com o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas ao uso de álcool e outras drogas, somando às demais iniciativas que estão em andamento em nosso município”, afirmou Romeiro.

Dependência

Para o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea.

“A principal estratégia contra esses males é a prevenção por meio do diálogo com as pessoas, ainda durante sua infância e adolescência, fases de suas vidas em que se encontram mais naturalmente aptas a receber orientações e assimilar valores”, comentou.

 

*Com informações e foto da assessoria.