O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Flávio Pascarelli, divulgou nesta terça, dia 6, que marcou para o dia 27 deste mês a realização das eleições para escolha dos novos dirigentes (presidente, vice-presidente e corregedor) da própria corte e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

À sucessão de Pascarelli não haverá disputa, uma vez que a única candidatura inscrita é a do desembargador Yedo Simões de Oliveira, atual presidente do TRE-AM.

Domingos Chalub Pereira chegou a se anunciar como candidato, mas formalizou desistência no dia 28 de fevereiro.

A aclamação de Yedo no cargo vai ser durante uma sessão do colegiado pleno.

Para a vice-presidência estão concorrendo os desembargadores Sabino da Silva Marques e Wellington José de Araújo.

Vão disputar o cargo de corregedor os desembargadores Cláudio César Ramalheira Roessing, Domingos Jorge Chalub Pereira, João Mauro Bessa, Lafayette Carneiro Vieira Júnior, Paulo César Caminha e Lima e Wellington José de Araújo.

 

Corte eleitoral

No TRE-AM, para os cargos na presidência, vice-presidência e corregedoria, estão inscritos os desembargadores João de Jesus Abdala Simões e Aristóteles Lima Thury, Jorge Manoel Lopes Lins e Wellington José de Araújo.

São duas vagas para membros titulares na classe de magistrados/desembargadores (que correspondem aos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor) e para membro substituto na classe de magistrado/desembargador.

 

Novos desembargadores

Antes da escolha dos dirigentes, no próximo dia 13, o TJ-AM vai realizar eleição para preenchimento de mais duas vagas de desembargadores, das sete criadas por lei complementar 126/2013.

As duas vagas serão preenchidas pelos critérios de merecimento e antiguidade. Os juízes inscritos são:

– Antiguidade: Elci Simões, Onilza Gerth, Joana Meirelles e Cleonice Trigueiro.

– Merecimento: Onilza Gerth, Joana Meirelles, Henrique Veiga, Cleonice Trigueiro, Abraham Peixoto, Adalberto Carim e Simone Laurent.

 

Juízes eleitorais

Nesse mesmo dia 13 de março, o pleno de TJ-AM vai escolher juízes eleitorais nas vagas que serão abertas para membros efetivos na classe de magistrado/juiz de direito e dos advogados.

Nesta semana, o TJ-AM atualizou a lista de candidatos inscritos para integrar a nova composição do TRE em virtude da desistência de dois candidatos.

Concorrem na vaga de juiz de direito Paulo Fernando de Britto Feitoza e Abraham Peixoto Campos Filho. Esse nome já sai definido da sessão do dia 13.

Na vaga de membro efetivo na classe dos advogados, estão na disputa: Francisco Maciel do Nascimento, Maria Auxiliadora dos Santos Benigno, Giselle Falcone Medina Pascarelli Lopes, Felipe dos Anjos Thury, Rosely de Assis Fernandes e Vasco Macedo Vasques.

Nessa vaga, a eleição do dia 13 vai definir uma lista tríplice para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – instância em que a lista é submetida a prazo para impugnação – e, finalmente, para o presidente da República, que escolherá o novo juiz eleitoral do TRE.

 

Foto: Divulgação/TJ-AM