Depois da polĂ­cia e educaĂ§Ă£o, a vez de ir as ruas Ă© do pessoal da saĂºde

SaĂºde manifestaĂ§Ă£o-min

Publicado em: 12/04/2018 Ă s 11:59 | Atualizado em: 12/04/2018 Ă s 12:03

Pelo menos duas concentrações de servidores da saĂºde pĂºblica do Amazonas fizeram atos de protesto e reivindicaĂ§Ă£o ao Governo do Estado na manhĂ£ desta quinta, dia 12, em Manaus.

A categoria estĂ¡ entrando no mĂªs da data-base salarial e parecem dispostos a querer bem mais do que estĂ¡ sendo oferecido pelo governo, de algo em torno de 3%, que somado ao que Ă© devido aos servidores do ano passado chegaria a 7%.

Essa proposta foi apresentada pelo secretĂ¡rio de SaĂºde (Susam), Francisco Deodato, Ă  mesa estadual de negociaĂ§Ă£o permanente do SUS, no dia 5. HĂ¡ dĂ­vida ainda com reajustes retroativos a 2015, nĂ£o quitados pelas gestões anteriores Ă  de Amazonino Mendes (PDT), que, pelo que propõe o governo, ficariam para ser quitados parceladamente pelo prĂ³ximo governo.

A promessa de Amazonino Ă© que, havendo acordo quanto ao pagamento desse atrasado, de cerca de 18%, ele fixaria em lei. O governo se propõe ainda a aumentar em R$ 100 o auxĂ­lio-alimentaĂ§Ă£o no contracheque (hoje vale R$ 220), a partir de junho.

Nas manifestações de hoje, os servidores da saĂºde pĂºblica ganharam o reforço dos terceirizados, que acusam atraso no pagamento de salĂ¡rio.

Os servidores da PolĂ­cia Militar e Corpo de Bombeiros e da educaĂ§Ă£o conquistaram recentemente o atendimento de suas reivindicações com paralisações e ameaças de greve no serviço pĂºblico do Governo do Amazonas.

Aumento de 100% que concedeu ao seu secretariado no Ăºltimo dia 9, sem alegar qualquer restriĂ§Ă£o da Lei de Responsabilidade Fiscal, acirrou os Ă¢nimos de categorias de servidores que estĂ£o hĂ¡ quatro anos sem receber nem o reajuste anual da data-base.

 

Manifestantes em frente Ă  Arena da AmazĂ´nia, na manhĂ£ desta quinta

 

Veja no vĂ­deo feito por internauta a manifestaĂ§Ă£o em frente ao hospital Adriano Jorge, na Cachoeirinha, zona centro-sul de Manaus. As fotos, tambĂ©m de internautas, sĂ£o do ato na avenida Constantino Nery, nas proximidades do estĂ¡dio Arena da AmazĂ´nia e centro de convenções Vasco Vasques.

 

Fotos: DivulgaĂ§Ă£o/internautas