De acordo com ranking de reclamações dos clientes das empresas de planos de saúde no país, divulgado nesta quinta, dia 18, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed Manaus é a campeã na insatisfação dos usuários no atendimento médico-hospitalar.

A marca Unimed ocupa os três primeiros lugares nas reclamações contra os serviços contratados. Após a unidade de Manaus vêm as de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os dados mais atuais se referem a outubro de 2017, mas no mês anterior a liderança absoluta das três primeiras posições era também da Unimed.

O Índice Geral de Reclamações (IGR) da ANS é sobre o número médio de queixas em grupo de 10 mil clientes nos três meses anteriores e reflete a empresa que registrou a maior frequência de reclamações, e não a que tem a maior carteira de usuários de planos de saúde.

Por causa dessa crescente onda de reclamações contra os seus serviços, a Unimed Manaus foi punida pela ANS em setembro de 2017 com a proibição de vender novos planos de saúde.

Ao aplicar a proibição, a ANS fez um alerta contundente ao consumidor: “Não contrate os planos de saúde [das operadoras punidas]. Se receber oferta para adquirir um desses planos, denuncie à ANS”.

A derrocada da Unimed no Amazonas coincide com problemas na gestão da operadora nos últimos anos que levaram até a deposição de diretorias, denúncias de rombo financeiro, dívidas milionárias, atraso no pagamento de aluguéis, fornecedores e prestadores de serviços, entre outros.

Paralelo a isso, a Unimed assiste ainda o crescimento de empresas concorrentes no mercado local, como a Samel, que ampliou em 40% sua capacidade com investimento em um complexo de dois hospitais e três prontos-socorros.

 

Confira o ranking da ANS

Lista de Operadoras de grande porte com mais reclamações por beneficiário – out17

 Atualização às 9h de 19.jan

  • A publicação da ANS do ranking de outubro/2017 foi em data anterior a esta quinta, como citou o BNC. Essa data não é informada no site da agência.
  • O Índice Geral de Reclamações (IGR) de outubro/2017 é o mais atual divulgado pela agência, como mostra o site neste dia 19.

 

Leia mais

Presidente da Unimed Manaus é deposta e até delator cai

Reclamações levam ANS a suspender venda de planos da Unimed Manaus

Em carta, médico da Unimed expõe situação caótica da cooperativa

Foto: Reprodução/acervo do jornal Diário do Amazonas