A Intake começa amanhã, sexta-feira, dia 18, a coleta de dados de sua segunda pesquisa eleitoral para as eleições 2018 para os cargos de governador e senador pelo Amazonas e para presidente da República.

Até a terça-feira da próxima semana a empresa vai entrevistar 700 eleitores em Manaus e 400 em oito municípios do interior do estado.

Na primeira pesquisa da Intake, publicada no dia 24 de abril, o governador Amazonino Mendes (PDT) apareceu liderando com 17,4% das intenções, seguido de Wilson Lima (PSC), Rebecca Garcia (PP), Omar Aziz (PSD) e David Almeida (PSB), estes tecnicamente empatados na vice-liderança.

 

Expectativa sobre Omar

A pesquisa cria expectativa sobre o desempenho do senador Omar Aziz. Até o fim de abril, o parlamentar ainda não havia saído para pré-campanha. De lá para cá, intensificou reuniões e iniciou viagens ao interior do Amazonas.

 

Fotografia com Braga na Lava Jato

Outra variável a ser considerada nesse estudo da Intake é que os pesquisadores vão para as ruas no calor do noticiário nacional, que mostra outra vez as implicações do senador Eduardo Braga (MDB) com a operação Lava Jato. Na primeira rodada, ele apareceu liderando a corrida ao Senado com 20% das intenções de voto.

 

Cenários com e sem David e Rebecca

Detalhe da pesquisa da Intake, registrada  hoje no TSE/TRE-AM com o código o1445/2018, é que o estudo para o governo simula cenários com e sem David Almeida (PSB) e Rebecca Garcia (PP).

David, no entanto, diz que não recua de seu projeto, mas a candidatura de Rebecca a governadora passou a ser uma incógnita depois que se aliançou a Amazonino, candidato à reeleição.

 

Fotomontagem BNC Amazonas