Novo ministro-chefe da Casa Civil vai monitorar pesquisas eleitorais

Esse tipo de iniciativa รฉ cara ao presidente da Repรบblica, que costuma atacar a credibilidade tambรฉm dos institutos de pesquisa.

Presidente do PP

Diamantino Junior

Publicado em: 01/08/2021 ร s 17:35 | Atualizado em: 01/08/2021 ร s 18:15

Nomeado para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira nรฃo pretende se descuidar dos interesses de seu partido, o PP, e de seu grupo polรญtico, o Centrรฃo.

Por iniciativa dele, a legenda deve contratar em breve um instituto de pesquisa para monitorar a popularidade do governo e as intenรงรตes de voto em Jair Bolsonaro, que hoje aparece em segundo lugar na corrida presidencial.

Leia mais

Novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira รฉ alvo da Receita Federal

O ministro-chefe alega que a medida รฉ necessรกria porque ele tem a impressรฃo de que a vantagem de Lula sobre Bolsonaro nรฃo รฉ tรฃo larga como sugerem levantamentos divulgados recentemente.

Esse tipo de argumento รฉ caro ao presidente da Repรบblica, que costuma atacar a credibilidade tambรฉm dos institutos de pesquisa.

Pesquisas incomodam

Segundo Datafolha divulgado no inรญcio de julho, Lula tem 46% de intenรงรตes de voto nas simulaรงรตes de primeiro turno, ante 25% de Bolsonaro. A diferenรงa รฉ ainda maior na projeรงรฃo de segundo turno: 58% a 31%.

O Datafolha tambรฉm mostrou que a avaliaรงรฃo positiva do governo estรก em 24%. Jรก a reprovaรงรฃo atingiu 51%.

Os dados sรฃo preocupantes, mas nรฃo minam a retรณrica otimista de Ciro Nogueira, fiador e principal beneficiรกrio da adesรฃo do “centrรฃo” ao governo.

O ministro defende a tese de que a recuperaรงรฃo econรดmica e o avanรงo da vacinaรงรฃo contra a covid-19 ajudarรฃo a recuperar a popularidade do governo e a impulsionar Bolsonaro na corrida presidencial.

Hรก atรฉ uma meta informal definida: fazer a avaliaรงรฃo positiva do governo chegar a pelo menos 40%.

Ciro Nogueira garante que, se esse porcentual for atingido, Bolsonaro conquistarรก um novo mandato.

Para justificar a tese, ele argumenta que a maioria dos candidatos ร  reeleiรงรฃo com 40% de aprovaรงรฃo venceu a disputa, conforme um estudo de uma consultoria internacional.

Sempre ao lado de quem governa

Desde a sua primeira eleiรงรฃo para a Cรขmara dos Deputados, na dรฉcada de 90, Ciro Nogueira apoiou todos os presidentes da Repรบblica: Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e, agora, Jair Bolsonaro.

O PP e o “centrรฃo” sรฃo governistas por natureza e nรฃo sabem viver na oposiรงรฃo.

A contrataรงรฃo do instituto de pesquisa รฉ importante atรฉ por isso. Se Bolsonaro nรฃo decolar, nada impede que Ciro Nogueira e seus colegas desembarquem do governo para posar na foto ao lado do novo detentor do poder โ€” como sempre fizeram.

Leia mais na Veja

Foto: Reproduรงรฃo/Portal V1

Tags