Vizinhos do AM, Acre e Pará têm sinais de alta transmissão da covid

Levantamento é do InfoGripe, divulgado pela Fiocruz

Vizinhos do AM, Acre e Pará tem sinais de alta transmissão na pandemia

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 05/08/2021 às 07:03 | Atualizado em: 05/08/2021 às 09:51

Vizinhos do Amazonas, Acre e Pará têm sinais de alta transmissão a longo prazo na pandemia da covid (coronavírus). Trata-se do levantamento feito pelo InfoGripe, divulgado ontem (4) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com a Fiocruz, essa alta está entre o período de 25 e 31 de julho.

Ainda segundo o boletim, o estado do Acre apresenta sinal forte de crescimento na tendência de longo prazo. Mas, moderado na tendência de curto prazo.

Já Mato Grosso do Sul e Pará apresentam sinal moderado de crescimento na tendência de longo prazo. Assim como no caso do Pará, também se observa o mesmo nível para a tendência de curto prazo.

Além disso, o boletim da Fiocruz mostra ainda que seis capitais, incluídas as do Acre e Pará, apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a semana 30.

Por exemplo, Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), e Rio Branco (AC).

Por outro lado, a Fiocruz mostra que Manaus registra sinal de estabilização nas tendências de longo e curto prazo, o que indica interrupção da tendência de queda ou a manutenção de um platô de transmissão.

No entanto, os pesquisadores alertam que esse quadro manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares elevados, com risco de agravamento nas próximas semanas caso não sejam adotadas medidas de mitigação.

Leia mais

Fiocruz aponta patamar alto de transmissão do coronavírus no país

Foto: Roque de Sá/Agência Senado