FAB procura piloto e avião desaparecidos em garimpo há quatro dias

Ao registrar a ocorrência na polícia, a esposa do desaparecido contou que o marido estava com dois passageiros, um de 46 e outro de 24 anos.

fab, piloto, aviao, desaparecido, garimpo

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 08/08/2021 às 15:06 | Atualizado em: 08/08/2021 às 15:06

 Aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) continuam nas buscas ao piloto Cristiano Nava da Encarnação, de 32 anos, que está desaparecido há quatro dias em Roraima. Encarnação desapareceu quando fazia voo para a comunidade Homoxi, região de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

A família do piloto registrou, nesse sábado (7), o desaparecimento dele e da aeronave, conforme publicação do G1/Roraima

Cristiano da Encarnação estava em um avião de pequeno porte modelo Poty, prefixo PU-POT e decolou da pista do Timbó, região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista na última quarta-feira (4). 

A esposa dele, Amanda Lira, de 23 anos, registrou um boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial relatando o desaparecimento. Segundo ela, ele estava com outros dois homens, um de 46 e outro de 24 anos. 

Cristiano decolou de Boa Vista por volta de 7h45 e deveria ter retornado até às 14h do mesmo dia, o que não ocorreu. Amanda conta que a última vez que o localizador indicou onde ele estava foi às 9h26. Depois, perderam contato. 

“O equipamento chamado spot lançou a última localização às 9h26, numa região depois da Serra do Querosene”, disse a esposa, acrescentando que a “família está desesperada devido a falta de informações”. 

“A FAB está procurando, mas como ainda não teve resultado de nada, estamos buscando ajuda por todos os meios. Se alguém viu essa aeronave, se algum indígena viu, por favor, nos informe”, pediu.

Garimpo ilegal 

Cristiano tinha como destino final a pista de Homoxi. Cercada pelo garimpo ilegal, a região é a mesma onde há uma semana um jovem ianomâmi, de 25 anos, morreu atropelado por um avião de garimpeiros.

Leia mais

O avião usado pelo piloto tem como limite máximo de uma pessoa e peso máximo de decolagem 550 Kg, conforme registro do prefixo no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

A FAB faz buscas pelo avião pilotado por Cristiano desde essa sexta (6). O trabalho é feito por aeronaves SC-105 Amazonas SAR e H-60 Black Hawk, que “têm seguido os padrões internacionais de busca”. Porém, até o momento, as equipes “não encontraram vestígios da aeronave desaparecida”.

Foto: arquivo pessoal