Manaus sai na frente no país e vacina contra covid a partir de 12 anos

A partir de sábado, conforme o prefeito David Almeida, todos os demais moradores dessa faixa etária até os 17 anos já poderão se vacinar

manaus, vacina, covid, 12, anos

Da Redação do BNC Amazonas 

Publicado em: 09/08/2021 às 21:02 | Atualizado em: 10/08/2021 às 11:11

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou hoje que a partir de sexta-feira (13) começará a vacinação contra a covid (coronavírus) de pessoas com 12 anos para cima. Hoje já é vacinada a população desde os 18 anos.

Inicialmente, as doses são para crianças e adolescentes que possuem alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes e outras.

A partir de sábado, conforme Almeida, todos os demais moradores dessa faixa etária até os 17 anos já poderão se vacinar. 
Para fazer o anúncio, o prefeito gravou um vídeo para divulgação em redes sociais.

“Teremos pelo menos quarenta pontos em toda a cidade para vacinar os nossos jovens. Aproveito para fazer um apelo aos pais e responsáveis que levem seus filhos para receber a vacina”.

Veja o vídeo

 

Leia mais

Gestantes e puérperas

Hoje também Almeida liberou a vacinação de gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) ainda na maternidade. Essas mulheres, conforme especialistas, têm mais chance de desenvolver formas graves da covid. 
Para isso, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado estarão atuando em conjunto para aplicar tanto a primeira quanto a segunda dose. 
Segundo a prefeitura, hoje apenas 29% da população estimada de gestantes (28.454) está vacinada. Entre as puérperas (4.676), 41%.

Dessa maneira, o Amazonas busca aumentar o nível de pessoas imunizadas contra a covid. Ao mesmo tempo, reforça a proteção da população contra o risco de entrada da variante delta no estado.

Números de Manaus

Conforme a prefeitura, já receberam a primeira dose 144% de trabalhadores da educação; 123% dos povos e comunidades tradicionais; 118% no grupo de trabalhadores da saúde; e 106% no de comorbidades. 
Assim sendo, de 986.497 da população estimada por idades, esse percentual já chega a 95.

Em suma, até hoje foram aplicadas 1.592.643 doses aplicadas (1.205.685 da primeira e 361.927 da segunda, além de 25.029 de dose única.

Foto: João Viana/Semcom