Modernização da rodovia mais perigosa do AM inicia neste dia 12

O governador Wilson Lima disse que os serviços vão além dos pequenos reparos e ações superficiais que vinham sendo feitas ao longo de quatro décadas

Modernização da rodovia mais perigosa do AM inicia neste dia 12

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 11/08/2021 às 07:25 | Atualizado em: 11/08/2021 às 07:27

Há décadas sem sinalização, iluminação, trechos estreitos, curvas acentuadas e buracos na pista, enfim, a AM-010, que interliga Manaus e Itacoatiara, e o único meio de se chegar por terra ao Baixo Amazonas, será reformado.

A estrada de 250 quilômetros de extensão que possui dois nomes Torquato Tapajós e Deputado vital de Mendonça, desde sua abertura em 1965, se transformou na estrada da morte.

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Ontem (10), Wilson Lima, anunciou que as obras de reforma e modernização da rodovia iniciam nesta quinta-feira (12). Ele vai estar no local, quando as obras iniciarem.

Como resultado, parte do investimento terá R$ 220 milhões de verbas são do senador Omar Aziz.

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Segundo o governador, as obras ocorrem em cinco frentes de trabalho simultâneas para entregar, no próximo ano, a rodovia modernizada.

“Nós vamos ter cinco frentes de trabalho. Vai ter uma em Itacoatiara, cumprindo o compromisso que eu tinha firmado com os moradores de começar em Itacoatiara; outra frente aqui em Manaus, e mais três frentes ao longo da rodovia”, detalhou Wilson Lima.

Do mesmo modo, ele enfatizou que os serviços a serem executados vão além dos pequenos reparos e ações superficiais que vinham sendo feitas ao longo de quatro décadas.

“As máquinas vão começar a arrancar esse asfalto e fazer a base e sub-base. Essa é uma rodovia que há 40 anos não recebia nenhum tipo de intervenção dessa natureza, apenas aquele trabalho de tapa-buraco. Vamos colocar meio metro de base e sub-base, depois vamos passar o asfalto”, afirmou.

O governador destacou que o grande diferencial de uma rodovia não é o asfalto é aquilo que está embaixo, a base e sub-base, além do serviço de drenagem. São essas ações que garantem a durabilidade da estrada.

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Melhorias

Além disso, Wilson Lima ressaltou que o projeto de modernização inclui a colocação de uma terceira via em alguns trechos da rodovia, além da sinalização e outras melhorias ao longo do trajeto.

“A gente vai colocar uma terceira via onde for possível, colocar uma sinalização horizontal e vertical, abrir as laterais para tirar a vegetação e permitir mais visibilidade ao condutor”, disse.

Além disso, a obra vai contar com serviço de drenagem, eliminação aqueles pontos de alagamento e rompimento de pista que dificultavam a vida dos condutores todos os anos no período da enchente, ou quando tinha uma chuva mais forte.

Dessa maneira, o governador afirmou que vai entregar uma rodovia mais moderna, para promover mais segurança e o desenvolvimento social.

Foto: Diego Peres/Secom