Variante delta põe em risco população no AM, até vacinados, diz cientista
Conforme Jesem Orellana, muitos amazonenses podem se reinfectar, inclusive entre os vacinados com esquema de vacina incompleto (uma dose)

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 19/08/2021 às 21:03 | Atualizado em: 19/08/2021 às 21:18
O epidemiologista da Fiocruz/Amazônia Jesem Orellana demonstrou preocupação com a chegada da variante delta do coronavírus no Amazonas.
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) confirmou seis casos, sendo quatro de pessoas residentes em Manaus (duas mulheres, de 40 e 41 anos, e dois homens, de 16 e 74 anos). Os demais são do município de Maués (duas mulheres, de 35 e 59 anos).
“A variante gama (P.1) e suas linhagens seguem fazendo seu papel evolutivo. No entanto, o cenário pode ficar ainda pior se a variante delta conseguir se estabelecer por aqui, como na Índia, Reino Unido, Portugal”, havia alertado o cientista ao BNC.
Agora, de acordo com ele, muitos amazonenses podem se reinfectar, inclusive entre os vacinados com esquema de vacina incompleto (uma dose).
“Podemos ter novo aumento de contágios e, eventualmente, de internações e mortes”, afirmou o pesquisador.
Na avaliação dele, a situação atual do estado fornece as condições para um estágio adverso.
“O Amazonas está em um inédito relaxamento das medidas de precaução contra o novo coronavírus e suas variantes de preocupação”, explicou.
“Em outras palavras, no melhor dos cenários continuaremos na mesma ou com considerável número de internados e de mortes evitáveis”, previu.
Relaxamento
Novo decreto do governo estadual, autorizou volta às aulas 100% presenciais no Amazonas tanto na rede pública quanta na privada já na próxima semana.
Além disso, foi autorizado o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e similares com capacidade máxima de ocupação em 75%.
No estado, a impressão é que o pior já passou com a vacinação em massa. As cenas da população, por exemplo, sem máscara e se aglomerando são comuns em Manaus.
Apesar do avanço da vacinação, Orellana diz que ainda são muitas pessoas ainda sem vacina ou apenas com uma dose, o que não protege contra o efeito da nova variante.
Leia mais
Variante delta da covid chega com força ao Amazonas: seis casos
Foto: Chico Batata