Vacina contra covid é obrigatória a todos da Prefeitura de Manaus
O decreto já está em vigor e o agente público deverá apresentar o comprovante de imunização no órgão ou entidade pública municipal quando solicitado

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 02/09/2021 às 17:01 | Atualizado em: 03/09/2021 às 16:36
A vacina contra covid é obrigatória a todos da Prefeitura de Manaus. Essa determinação é para os servidores públicos municipais, estagiários e colaboradores de empresa que prestam serviços à Administração Pública Municipal.
A obrigatoriedade está disposta no Decreto 5.146, assinado pelo prefeito David Almeida e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira (1º).
De acordo com o decreto, que já está em vigor, o agente público deverá apresentar o comprovante de imunização no órgão ou entidade pública municipal quando solicitado.
A exigência só não valerá para os que, por motivo comprovado de saúde, não possam ser imunizados.
A medida considera, entre outros, o dever do Poder Público de garantir a saúde de todos mediante políticas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos.
Assim como a Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e os riscos, ainda elevados, de infecção pelo novo coronavírus no contexto atual da pandemia.
Leia mais
Na Seas, só vai entrar no trabalho quem tiver carteira de vacina da covid
Saúde pública
De acordo com o prefeito David Almeida, é mais uma medida de saúde pública que tomamos, pelo bem dos servidores, dos seus familiares e da população, que é assistida por esses trabalhadores nas mais diversas áreas, como saúde, transporte e trânsito.
“Queremos nossos servidores públicos e toda a população vacinada contra a Covid-19 e sabemos que a vacinação é a arma que temos para vencer esse vírus e voltar à normalidade”, destacou.
Os que não cumprirem a determinação estarão sujeitos à sanção disposta no Estatuto dos Servidores Públicos do Município (Lei 1.118, de 1º/9/71).
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, reforça a imunização como medida essencial no processo de enfrentamento da pandemia.
“É necessário termos um percentual elevado da população com o esquema completo de vacinação e a colaboração do servidor público, que divide o ambiente de trabalho com outras pessoas, que atua no atendimento direto à população, precisa ser destacada”, observou.
Shádia salientou que, mesmo estando com 82% da população vacinada com a primeira dose, o município precisa insistir nas estratégias de ampliação da cobertura vacinal.
Dessa forma, orientando, sensibilizando e facilitando o acesso à vacina dos que, por algum motivo, ainda não se vacinaram ou ainda voltaram para receber a segunda dose.
Foto: Divulgação/Semcom