Aziz quer convocar Braga Netto à CPI mas falta de votos impede

O general coordenou os ministérios no combate à pandemia e até ditava o que outros ministros diriam à imprensa

Vice de Bolsonaro ‘ameaça eleições’ e PT aciona Ministério Público

Ferreira Gabriel

Publicado em: 17/09/2021 às 13:09 | Atualizado em: 17/09/2021 às 13:09

O presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM) defende a convocação do general Walter Braga Netto, ministro da Defesa e ex-ministro da Casa Civil.

Entretanto, ele afirma que a comissão não tem os votos necessários para aprovar a medida. Em suma, Braga Netto coordenou os ministérios no combate à pandemia e até ditava o que outros ministros diriam à imprensa.

“Por mim, a comissão ouvia o Braga Netto. Mas o pessoal não quer aprovar. O ministro era o coordenador de tudo isso. Há muito poucas chances de que ele seja convocado. Nesse caso, a CPI vai deixar de explicar algumas coisas”, afirmou Aziz.

O presidente do colegiado fez coro ao relator, Renan Calheiros, que horas antes também pediu que o general dê explicações aos senadores.

No início da pandemia, no primeiro semestre de 2020, Braga Netto era o ministro da Casa Civil e tinha papel central na gestão do Poder Executivo contra o vírus.

À frente do comitê de crise do governo federal contra a pandemia, o militar comandava as entrevistas coletivas à imprensa e ditava até o que os ministros falariam aos repórteres.

Leia mais na coluna de Guilherme Amado no Metropoles

Leia mais

Omar Aziz quer enquadrar ministro da CGU no relatório final da CPI da covid

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil