Gilmar Mendes cancela presença no segundo turno no Amazonas

Publicado em: 14/08/2017 às 19:37 | Atualizado em: 08/02/2019 às 20:14

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que fez questão de anunciar diversas vezes e vir a Manaus no primeiro turno, deve cumprir roteiro diferente neste segundo turno, cuja eleição está marcada para o dia 27 de agosto.

Desta vez, Mendes informou ao TRE-AM que cumprirá agenda no exterior no dia da votação e analisa enviar vídeo a ser veiculado entre eleitores do Estado. Neste segundo turno, diminuíram ações judiciais sem análise e boatos a respeito de decisões no STF que ameaçavam a realização da eleição direta no Estado.

O recurso apresentado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) à decisão de Ricardo Lewandowski nesta segunda-feira, dia 14, é analisado no meio jurídico com baixa possibilidade de reverter o encerramento das ações, conforme determinou o ministro do STF na semana passada. Lewandowski apontou erros na escolha do instrumento jurídico para recorrer ao STF.

Recurso

No site do STF, o recurso contra a decisão de Lewandowski da semana passada que mantém a eleição direta é representado pelos deputados que compõem a Mesa Diretora da ALEAM. Entre os deputados que declararam apoio a Eduardo Braga neste segundo turno, estão como parte da ação: Ricardo Nicolau (PSD), Belarmino Lins (Pros), Platiny Soares (DEM) e Sabá Reis (PR). Entre os que recorrem contra a eleição e apoiam Amazonino Mendes (PDT) está Josué Neto (PSD).

Outro lado

O deputado estadual Josué Neto (PSD) enviou nota ao BNC esclarecendo que não assinou o recurso e que o fato de, na representação, constar os nomes dos parlamentares que compõem a Mesa Diretora – entre os quais o dele – “é praxe” da ALEAM.

“É praxe qualquer documento oficial da ALEAM constar o nome dos deputados que compõem a Mesa Diretora. No entanto, apenas os deputados que assinam o texto é que estão de acordo com o teor. No caso não há assinatura do deputado Josué Neto”, afirma nota enviada ao BNC pela assessoria do parlamentar.

http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/lewandowski-encerra-tres-acoes-contra-eleicao-direta-no-amazonas/