Bolsonaro fica isolado e sem encontros com outros líderes no G20

O encontro do G20 ocorre neste fim de semana (30 e 31), e em seguida muitos deles seguem para a Cúpula do Clima

Bolsonaro fica isolado e sem encontros com outros líderes no G20

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/10/2021 às 20:22 | Atualizado em: 30/10/2021 às 20:22

O presidente Jair Bolsonaro, é um dos únicos líderes do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) isolado no encontro, pois não tem reuniões previstas com outros mandatários.

À exceção do presidente italiano Sergio Mattarella, anfitrião do evento que, pelo protocolo, se encontra com todos os líderes presentes em Roma.

Contudo, a imprensa italiana destacou que o presidente italiano deu a mão a primeiros-ministros, mas não para Bolsonaro:

“(O presidente italiano) Mario Draghi deu a mão a muitos dos primeiros-ministros que chegaram nesta manhã à Nuvola, onde ocorrem os trabalhos destes dois dias. Mas não para o presidente Bolsonaro, que disse que será a última pessoa no Brasil a se vacinar — afinal, ele acredita que as vacinas causam Aids: algo dito por ele em um vídeo que as redes sociais nos deram a graça de censurar.”

Conforme o Itamaraty, a agenda do presidente brasileiro seria atualizada ao longo da visita à Itália. Com isso, o ministério estavam sendo negociando reuniões com outros países.

Mas nada foi consegui fechar até o momento.

Leia mais

Bolsonaro mente sobre sua popularidade e diz que o país vai bem

Encontro do G20

O encontro do G20 ocorre neste fim de semana (30 e 31), e em seguida muitos deles seguem para a Cúpula do Clima em Glasgow, na Escócia (COP26).

Sob forte pressão internacional por causa do aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, Bolsonaro decidiu não ir à COP26.

Dessa maneira, isso gerou críticas de outros países e de organizações ambientais.

Segundo o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o mandatário brasileiro evitará a reunião do clima porque iriam jogar “pedras” nele.

A política ambiental de Bolsonaro colaborou muito para o isolamento dele em foros internacionais como o G20, e a ausência na COP26 acentua isso.

Leia mais

Senadores acusarão Bolsonaro na COP-26 pela paralisação do Fundo Amazônia

Brasil

Em geral, reuniões bilaterais entre líderes em eventos como o G20 e a Assembleia Geral das Nações Unidas servem como um dos indicadores da importância do país no cenário global.

Historicamente, o Brasil costumava ser requisitado por seu papel de articulador em negociações e debates globais envolvendo países em desenvolvimento.

Leia mais no Uol.

Foto: Divulgação/Agência EBC