Dallagnol renuncia a cargo de procurador de olho na política

Procurador se afastou da coordenação da Lava Jato de Curitiba, em setembro do ano passado, depois de denúncias de excessos e de mensagens trocadas com colegas

dallagnol, renuncia, procurador, politica

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 04/11/2021 às 16:54 | Atualizado em: 04/11/2021 às 17:16

O procurador da República Deltan Dallagnol renunciou, definitivamente, ao seu cargo no Ministério Público e deve entrar para a política. Ele pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022.

Ex-coordenador e porta-voz da Lava Jato, Dallagnol viveu momentos de destaque na força-tarefa, mas se afastou após denúncias de excessos e da divulgação de mensagens suas com o ex-juiz Sérgio Moro e outros procuradores. 

Dallagnol, assim como Moro, está deixando a magistratura para se dedicar à vida política.

O ex-juiz da Lava Jato esteve à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública durante um ano e quatro meses, mas saiu da pasta envolvido em uma série de polêmicas.

Moro acusou Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal para proteger seus filhos e aliados. Agora, Moro pretende concorrer à Presidência da República pelo Podemos.

Censurado 

O procurador tem amargado duras críticas, uma censura do Conselho Nacional do Ministério Público e até processos na Justiça para enterrar o “lavajatismo”.

Dallagnol se afastou da coordenação da Lava Jato de Curitiba, em setembro do ano passado, depois de denúncias de excessos e da divulgação de mensagens suas com Moro e outros procuradores pelo The Intercept Brasil.

Leia mais no Correio Braziliense

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Fotos Públicas