Sebrae vai criar trilhas de empreendedorismo para militares da FAB

As instituições assinaram hoje protocolo de intenções para promoverem ações empreendedoras

Publicado em: 06/11/2021 Ă s 00:01 | Atualizado em: 06/11/2021 Ă s 09:41

O Sebrae Amazonas e a Força AĂ©rea Brasileira (FAB), por meio do Comando AĂ©reo AmazĂ´nico -VII Comar- firmaram um protocolo de intenções neste dia 05, onde por meio de cooperaĂ§Ă£o tĂ©cnica o Sebrae irĂ¡ ofertar uma trilha de aprendizado, para proporcionar aos militares que ingressarem na reserva a oportunidade de acesso Ă s informações relativas aos aspectos da cultura empreendedora; modelo de negĂ³cios; planejamento; finanças; e gestĂ£o de pequenos negĂ³cios.

Segundo o brigadeiro e comandante do VII Comar, Guilherme da Silva MagarĂ£o, ” a iniciativa se dĂ¡ em funĂ§Ă£o da reconhecida experiĂªncia do Sebrae na Ă¡rea de empreendedorismo e da necessidade dos militares, que deixam a FAB depois de um determinado perĂ­odo de serviços prestados, terem Ă s orientações profissionais que permitam a eles (as) se transformarem em empreendedores (as) se assim desejarem. AtĂ© mesmo porque eles recebem valores ao deixarem a corporaĂ§Ă£o, que permite abrir um pequeno negĂ³cio,se necessĂ¡rio “.

A diretora superintendente do Sebrae, Lamisse Said Cavalcanti, disse “que a FAB Ă© uma parceira ideal, pelas caracterĂ­sticas dos militares, que alĂ©m de disciplinados sĂ£o organizados e sabem valorizar o empreendedorismo. Eles vĂ£o ter todo o nosso apoio e orientaĂ§Ă£o para aproveitarem a oportunidade de se transformarem em empreendedores,apĂ³s a saĂ­da da caserna”.

Diretora superintendente do Sebrae, Lamisse Said Cavalcant

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Muni Lourenço, disse “que trabalhar com a Força AĂ©rea Brasileira no fortalecimento do empreendedorismo valoriza a formaĂ§Ă£o dos militares temporĂ¡rios, que tem uma doutrina de disciplina e organizaĂ§Ă£o que servem como lastro para as ações empreendedoras futuras”.

Conselheiros

Participaram do evento no comando do VII Comar cinco conselheiros do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, sendo eles: Nelson Azevedo dos Santos (Fieam); Isa Assef dos Santos (Fucapi); JosĂ© Merched Chaar (OCB-AM); SebastiĂ£o do Nascimento Guerreiro (IEL); Roberto SimĂ£o Bulbol (FecomĂ©rcio).

As diretoras tecnica, Adrianne Antony Gonçalves, e administrativa e financeira do Sebrae, Ananda Carvalho Pessoa, também participaram da cerimônia de assinatura do protocolo de intenções.

ApĂ³s um cafĂ© da manhĂ£ seguido de uma exposiĂ§Ă£o sobre as ações do VII Comar na AmazĂ´nia Ocidental (AM,AC,RR e RO) do brigadeiro MagarĂ£o, as diretoras do Sebrae acompanhadas do conselheiro Bulbol, visitaram as instalações da FAB na Base AĂ©rea, onde receberam orientações do funcionamento das aeronaves e do simulador do aviĂ£o de transporte C-105.
A superintendente Lamisse Said Cavalcanti ‘pilotou’ a aeronave cargueira no simulador acompanhada da equipe do Sebrae como tripulaĂ§Ă£o. Ela tambĂ©m entrou na cabine de um Grand Caravan e de um helicĂ³ptero Blackhawk

A diretora Ananda Carvalho Pessoa aproveitou para entrar na cabine de um caça supersônico F5.

Ambas seguiram à risca as medidas de segurança nos hangares.

” Foi uma sensaĂ§Ă£o agradĂ¡vel, quase real, de pilotar um aviĂ£o imponente no simulador. TambĂ©m gostei muito dos helicĂ³pteros e das outras aeronaves”, comentou Lamisse.

Igual sensaĂ§Ă£o teve Ananda, que no comando de um caça F5 mostrou destreza e coragem, junto a uma das aeronaves mais velozes da Forca AĂ©rea Brasileira. ” É um aviĂ£o que supera a velocidade do som e me senti bem nele”,destacou.

A ideia Ă© ofertar uma trilha de aprendizado aos militares

Fotos: DivulgaĂ§Ă£o