Governo anuncia construção de 648 moradias no Prosamin Manaus

O programa é considerado pelo BID uma referência para o país, em termos de projetos socioambientais

O espaço urbano e os desafios a serem enfrentados

Ednilson Maciel

Publicado em: 09/11/2021 às 17:23 | Atualizado em: 09/11/2021 às 17:23

O Governo do Amazonas vai construir 648 unidades habitacionais em Manaus dentro do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin).

Uma das inovações do novo programa é a construção de parte dessas unidades habitacionais em áreas desapropriadas em gestões anteriores e que estão sem uso.

Dessa forma, o governador Wilson Lima fez o lançamento do o novo programa, cujo contrato já está aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Como resultado, beneficiará 60 mil pessoas na zona leste de Manaus, com obras de urbanização, construção de novos conjuntos habitacionais, saneamento básico e drenagem urbana.

Bem como, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) lançará ainda este mês as primeiras licitações para o início do das obras Prosamin+.

Desse modo, o órgão coordena a execução do programa, hoje considerado pelo BID uma referência para o país, em termos de projetos socioambientais.

Zonas leste e sul

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campelo, explica que o Prosamin+ prevê a construção de unidades habitacionais nas zonas leste e sul de Manaus.

Na zona sul, estão previstos 104 apartamentos, divididos em 13 blocos, que serão erguidos em áreas desapropriadas próximas ao Igarapé do Quarenta, no bairro Cachoeirinha.

E, também nas proximidades da Avenida General Rodrigo Otávio, no bairro do Japiim. Na zona leste, serão 68 blocos e mais 544 apartamentos.

Com o uso de áreas desapropriadas, de acordo com Campelo, o Governo não precisará mais arcar com indenizações e demolições e com a preparação do solo para as construções.

O investimento no Prosamin é de cerca de R$ 542 milhões, que o BID e o estado irão financiar.

Leia mais

Técnicos do BID inspecionam obras do Prosamim em Manaus

O programa

Campelo disse que os projetos já estão prontos e o trabalho social já iniciou, nas comunidades de abrangência do programa.

Na capital, o programa vai representar a continuidade das intervenções e requalificações iniciadas pelo Governo do Amazonas nas bacias do Quarenta, Educandos e São Raimundo.

Por exemplo, deslocando o eixo das suas ações, pela primeira vez, para a zona leste e, futuramente, em outras etapas, na expansão para o interior do estado.

Em sua primeira fase, o Prosamin vai beneficiar as famílias que residem no leito do Igarapé do Quarenta, em áreas na comunidade da Sharp e na Manaus 2000, nas zonas leste e sul, respectivamente.

Dessa maneira, o programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

Foto: Tiago Corrêa/Secom