Países ameaçam restrições a produtos procedentes de desmatamento

No Congresso americano a lista de produtos inclui soja, couro e carnes

Países ameaçam restrições a produtos procedentes de desmatamento

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 18/11/2021 Ă s 07:59 | Atualizado em: 18/11/2021 Ă s 07:59

PaĂ­ses como os Estados Unidos, a China e o Reino Unido ameaçam restrições a produtos extraĂ­dos de Ă¡reas onde hĂ¡ desmatamento em paĂ­ses tropicais como o Brasil.

Nesse sentido, a UniĂ£o Europeia apresentou ontem (17) proposta a proibiĂ§Ă£o de importações de commodities cultivadas em Ă¡reas desmatadas.

Conforme reportagem divulgada pelo Ig, o secretĂ¡rio-executivo do ObservatĂ³rio do Clima, MĂ¡rcio Astrini destacou que hĂ¡ uma legislaĂ§Ă£o em apreciaĂ§Ă£o no Congresso americano.

Segundo Astrini, ela amplia o leque de produtos, incluindo soja, couro e carnes, que nĂ£o podem ser comprados de Ă¡reas desmatadas.

JĂ¡ os chineses declararam que, em algum momento, vĂ£o exigir o desmatamento zero no comĂ©rcio internacional.

“Em um mundo ideal, o Brasil nĂ£o deveria se assustar com esse projeto da UniĂ£o Europeia, pois Ă© algo a ser perseguido sempre”, disse.

E acrescentou, referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro:

O problema Ă© que o paĂ­s Ă© comandado por uma pessoa que estĂ¡ a serviço do desmatamento e da destruiĂ§Ă£o ambiental. O perigo nĂ£o Ă© a lei europeia, e sim o presidente que a gente tem”, afirmou Astrini, referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro.

Do mesmo modo, Welber Barral, consultor da BMJ, lembrou que existe um projeto de lei similar ao da UE em evoluĂ§Ă£o no Reino Unido: uma regulamentaĂ§Ă£o que cria restrições Ă  importaĂ§Ă£o de produtos que advenham de Ă¡reas de desmatamento.

“Isso pode significar novas barreiras Ă s exportações brasileiras”, disse.

Leia mais no Ig.

Leia mais

Alerta de desmatamento na AmazĂ´nia bate recorde em outubro

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Pecsa