Site faz arrecadação irregular para reeleição de Bolsonaro

O criador da iniciativa afirmou que pediu os recursos sem ter sido procurado por Bolsonaro ou aliados do presidente

Agora, além da BR-319, Bolsonaro também será cobrado pela BR-174

Ferreira Gabriel

Publicado em: 18/11/2021 às 11:21 | Atualizado em: 18/11/2021 às 11:21

Uma vaquinha que prometia levantar fundos para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022 foi amplamente divulgada em grupos bolsonaristas no Facebook durante a primeira quinzena de novembro.

A campanha, no entanto, era irregular: por resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), arrecadações para campanhas eleitorais só podem começar a partir de 15 de maio do próximo ano e precisam ser feitas por meio de plataformas autorizadas pela Justiça Eleitoral.

O criador da iniciativa afirmou que pediu os recursos sem ter sido procurado por Bolsonaro ou aliados do presidente.

“Isso pode configurar propaganda antecipada, abuso de poder econômico ou captação de recursos de fonte ilícita”, explicou ao UOL a advogada eleitoral Paula Bernardelli.

Segundo a Hotmart, plataforma onde a campanha ficou hospedada, a arrecadação ficou no ar entre os dias 5 e 16 de novembro e teve menos de 50 doações. A vaquinha foi excluída.

A Hotmart disse ter notificado o criador da campanha e bloqueado o seu perfil, mas não informou o quanto foi arrecadado por questões de privacidade e sigilo. Todo o dinheiro levantado fica em uma conta individual da própria plataforma, que permite o saque dos valores.

Leia mais no UOL

Leia mais

Ciro chama Bolsonaro de “despreparado” ao falar sobre Amazônia

Foto: Isac Nóbrega/PR