Bolsonaro nĂ£o crĂª que Enem meça conhecimento do estudante
O presidente dizia que no passado, questões tinham 'ativismo polĂtico' e 'comportamental'

Publicado em: 22/11/2021 Ă s 11:46 | Atualizado em: 22/11/2021 Ă s 11:46
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na Ăºltima quarta-feira (17), durante viagem ao Catar, que nĂ£o viu as questões do Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (Enem) deste ano.
No dia 15, ele disse que as questões do Enem começavam a ter a “cara do governo”.
Jornalistas voltaram ao tema nesta quarta e perguntaram ao presidente se ele tinha visto as questões.
“NĂ£o, nĂ£o vi. Eu nĂ£o vejo, nĂ£o tenho conhecimento”, respondeu Bolsonaro.
O Enem vive uma crise nos Ăºltimos dias. Na semana passada, servidores do Inep, Ă³rgĂ£o responsĂ¡vel pelo exame, afirmaram que sofreram pressĂ£o psicolĂ³gica e vigilĂ¢ncia velada na formulaĂ§Ă£o do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polĂªmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.
Dessa forma, 37 deles entregaram seus cargos no Inep.
Chamado para dar esclarecimentos na ComissĂ£o de EducaĂ§Ă£o da CĂ¢mara, o ministro da EducaĂ§Ă£o, Milton Ribeiro, disse nesta quarta-feira que o Enem tem a cara do governo “no sentido de competĂªncia, honestidade e seriedade”.
Ataques ao Enem
Em Doha, capital do Catar, Bolsonaro falou com jornalistas apĂ³s um passeio de moto. Ele visitou o estĂ¡dio de futebol Lusail. O Catar vai sediar a Copa do Mundo de 2022.
Ainda falando sobre o Enem, o presidente repetiu ataques que faz Ă prova desde o perĂodo da campanha eleitoral. Para Bolsonaro, o Enem tinha “questões esquisitas” e de “ativismo comportamental”.
“Olha o padrĂ£o do Enem do Brasil. Pelo amor de Deus! Aquilo mede algum conhecimento, ou Ă© ativismo polĂtico? Ou Ă© ativismo tambĂ©m na questĂ£o comportamental. NĂ£o precisa disso”, disse Bolsonaro.
Leia mais no G1
Leia mais
Coordenadores do Enem pedem exoneraĂ§Ă£o 15 dias antes das provas
Foto: Marcelo Camargo/AgĂªncia Brasil