Alunos do AM transformam “Catinga de Mulata” em creme corporal

Invento deu duas premiaรงรตes aos estudantes da EETI Profยช Lecita Fonseca Ramos

Alunos de Manaus produzem hidratante e vencem em duas categorias na Stem Brasil

Ednilson Maciel, da Redaรงรฃo do BNC Amazonas

Publicado em: 09/12/2021 ร s 05:30 | Atualizado em: 09/12/2021 ร s 18:30

A planta Macassรก, popularmente conhecida como โ€œCatinga de Mulataโ€, virou cosmรฉtico nas mรฃos de alunos da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Profยช Lecita Fonseca Ramos.

E nรฃo parou por aรญ. O produto aromรกtico caiu no gosto nacional. Ou seja, venceu em duas categorias na Feira Stem Brasil 2021: saรบde (1ยบ lugar) e voto popular (1ยบ lugar com 21. 415 votos).

Trata-se do projeto โ€œProduรงรฃo de Hidratante de Macassรก (Aeollanthus suaveolens), uma Atividade Empreendedora e de Prรกticas Experimentaisโ€.

Dessa forma, alunos da escola localizada no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus, participaram do evento nacional, a Feira Stem Brasil.

Como resultado, os alunos bolsistas Bartolomeu Mendes Guerreiro Jรบnior (18), Michele Sousa da Silva (19) e Kemely Araรบjo Pereira (17) produziram o hidratante, a partir do hidrolato e รณleo essencial da Macassรก.

Eles contaram com a orientaรงรฃo dos coordenadores, professora de Filosofia e Sociologia, Aldenize Pinto de Melo Nascimento e o professor de Biologia, Elias Valente Silva Filho.

Hidratante e sua utilidade

A bolsista Michele Silva conta que o hidratante รฉ relaxante e ajuda no tratamento de fatores emocionais como ansiedade, insรดnia, alรฉm de aliviar o estresse e o cansaรงo.

โ€œA pessoa pode ter tido um dia muito difรญcil e estar com dores musculares, ao chegar em casa pode passar o produto em sua pele ou, entรฃo usar o hidrolato no difusor e a pessoa fica mais relaxadaโ€, explica a jovem cientista.

Bartolomeu Jรบnior destaca que a Macassรก tambรฉm รฉ presente nas religiรตes africanas como Umbanda e Candomblรฉ, que a utilizam para banhos de atraรงรฃo e outras representaรงรตes.

De acordo com ele, a produรงรฃo das plantas parecia ser difรญcil, pois tiveram que trabalhar no plantio de bastante mudas da Macassรก para poder chegar ao produto final.

โ€œร‰ uma planta que se desenvolve bem no solo, รฉ sรณ regรก-la ao menos uma vez por dia, pois se desenvolve bemโ€, relata Bartolomeu.

O professor Elias relata que ao pesquisarem se jรก havia um hidratante produzido a partir dessa planta descobriram que ainda nรฃo existia um produto nesse sentido.

โ€œEncontramos o hidrolato e รณleo essencial, mas nรฃo hidratante, sendo que ela tem muitos benefรญcios para a pele. Entรฃo aliamos o conhecimento etnobotรขnico, que รฉ conhecimento popular no uso das plantas com a ciรชncia. E, junto a isso produzir algo novo que tivesse um sentimento de recordaรงรฃo. Por exemplo, muitas pessoas jรก tomaram banho de Catinga de Mulata. Inclusive esse รฉ o grande diferencialโ€, comenta o professor de Biologia.

Elias faz questรฃo de destacar que esse projeto รฉ apenas um ponta pรฉ inicial para outras pesquisas com essa planta.

Religiรตes de matriz africana

Assim como, Aldenize, professora de Filosofia e Sociologia, confirma o uso da “Catinga de Mulata”, como รฉ conhecida no Amazonas, pelas religiรตes de matriz africana como Candomblรฉ e Umbanda.

โ€œร‰ usada para fazer banho, por exemplo de descarrego, no sentido de que a planta tem a propriedade de trazer relaxamento. Ela tem ainda uma forรงa simbรณlica de lavar os bรบzios, usados nessas religiรตesโ€, explica.

Aldenize acrescenta que outro objetivo รฉ de unir a Sociologia e Biologia, na perspectiva cientรญfica laboratorial com a sรณcio-filosรณfica.

Por isso que a Filosofia e a Sociologia entraram na pesquisa, devido ao valor que รฉ dado ร  planta, nessas religiรตes.

โ€œComo ela รฉ vista socialmente? Qual a importรขncia dela? Por exemplo, quais os valores morais que sรฃo dados a elaโ€, argumenta a professora.

Ela enfatiza outro fator que a pesquisa contribuiu na escola:

โ€œPrincipalmente, ajuda a trabalhar a questรฃo da intolerรขncia religiosa. Como รฉ uma planta associada ร s religiรตes africans, lamentavelmente, as pessoas ainda tรชm muitos preconceitos. Por exemplo, a planta รฉ vista como algo do malโ€.

Dessa maneira, a pesquisa possibilitou o diรกlogo entre os pesquisadores e as pessoas dessas religiรตes, que conversaram sobre a funรงรฃo da planta.

Nesse sentido, Aldenize considera o projeto brilhante por mostrar que รฉ possรญvel fazer a relaรงรฃo interdisciplinar; e que รฉ possรญvel que uma atividade possa fazer com que o aluno tenha uma educaรงรฃo integral.

Geraรงรฃo de renda

O projeto, portanto, teve as duas conquistas a nรญvel nacional. Mas, segundo os coordenadores a meta รฉ ir alรฉm.

โ€œO objetivo final รฉ patentear o hidratante e manter o projeto fixo na escola. Essa patente seria em nome dos coordenadores, que sรฃo os idealizadores do projeto, mas, sobretudo, manter o produto na escola, pois ele รฉ uma ferramenta de transformaรงรฃo social.

Alรฉm disso, os coordenadores pretendem trabalhar o empreendedorismo dentro da escola. No entanto, para isso tem um ponto importante que ele salienta:

โ€œA escola nรฃo tem uma APMC (Associaรงรฃo de Pais, Mestres e Comunitรกrios). รs vezes, a questรฃo de recurso รฉ bastante delicada. E nรณs, coordenadores, financiamos o projeto. Tivemos sim o apoio da nossa gestora Arethuza Karla Amorim Cavalcanti e apoio do colegiado, contudo nossa maior perspectiva รฉ que isso seja modificadoโ€.

Desse modo, eles tรชm a esperanรงa de que os alunos que participaram da pesquisa possam ter uma renda com a venda do produto.

Portanto, esperam que alguรฉm manifeste o interesse de patrocinar o produto. em larga escala, e dessa forma possa ajudar os alunos ganhar dinheiro com a venda do hidratante.

Veja o vรญdeo do projeto cientรญfico:

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Fotos: Divulgaรงรฃo