IBGE prorroga inscrições para censo 2022 devido à baixa procura

O censo que é realizado a cada dez anos visitará mais de 71 milhões de lares brasileiros e serve de parâmetro para definir políticas públicas

ibge, prorroga, inscricoes, censo, 2022

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 03/01/2022 às 20:13 | Atualizado em: 03/01/2022 às 20:13

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prorrogou para 21 de janeiro a inscrição para quem pretende trabalhar no Censo Demográfico 2022. 

O prazo havia vencido em 29 de dezembro, depois do número de inscritos ter ficado abaixo do esperado. 

De acordo com o Estadão, citado por Notícias ao Minuto, o coordenador de recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, a expectativa era a inscrição de ao menos 800 mil candidatos. 

Entretanto, esse número ficou em torno dos 650 mil, o que ele atribui ao curto período de 14 dias concedido pelo IBGE para inscrição.

Baixa procura

Pesou também na baixa procura o fato de muitas pessoas estarem em vagas temporárias de Natal, além de estudantes só terem entrado de férias no início deste ano. 

“A gente abriu o processo seletivo num período muito difícil para as pessoas se inscreverem, Natal, Réveillon. Já achava que ia ser necessário prorrogar, e é bastante comum na nossa história. Agora podemos até ultrapassar 1 milhão de inscritos”, disse durante coletiva à imprensa. 

Malheiros não soube dizer quando será iniciado o recenseamento, antes previsto para junho, depois julho ou agosto deste ano, mas afirmou que essa informação será divulgada nos próximos dias. 

Realizado a cada dez anos, o censo visita mais de 71 milhões de lares brasileiros e serve de parâmetro para a definição de políticas de governo.  

A operação deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiada em decorrência da pandemia.  

Em 2021, o Orçamento federal não trouxe os recursos necessários para a condução do levantamento, que acabou adiado novamente.  

Nesse sentido, foi preciso uma determinação do Supremo Tribunal Federal para que a pesquisa ocorresse em 2022.

Leia mais no Notícias ao Minuto

Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE