Procura por teste covid em Manaus surpreende e mais postos estão nos planos

Na estreia do centro de testagem de covid da prefeitura, 1.946 foram atendidos

Mariane Veiga

Publicado em: 13/01/2022 às 12:07 | Atualizado em: 13/01/2022 às 12:09

Quase 2 mil pessoas se submeteram a teste da covid na estreia do Centro Municipal de Testagem inaugurado pela Prefeitura de Manaus nesta quarta (12).

Conforme a Secretaría de Saúde (Semsa), foram atendidos até altas horas da noite 1.946 manauenses.

O balanço do resultado dos testes ficou de ser divulgado hoje.

Foi uma demanda que surpreendeu, a ponto de o horário de atendimento ultrapassar o previsto, que era às 21h.

O local é o Studio 5, centro de convenções privado que fica no limite entre as zonas sul e leste.

Leia mais

Conforme a prefeitura, o objetivo desse primeiro centro aberto na pandemia é fazer frente ao aumento de casos de covid-19 e de outras infecções respiratórias.

Neste momento, a capital e o estado sofrem com o aumento diário de novos infectados.

O atendimento no local é exclusivo para pessoas sintomáticas e que estejam sentindo febre, acompanhada de dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, coriza e mal-estar há, no máximo, sete dias.

A orientação para pessoas com sintomas há mais tempo é que procurem diretamente uma UBS para avaliação médica.

Atendimento

Para o recebimento do público, foram montados quatro postos de acolhimento e 20 de coleta, além de espaços dedicados ao atendimento médico e farmácia, para entrega da medicação prescrita.

O exame oferecido é o teste rápido de antígeno, feito com amostra de nasofaringe, coletada com haste flexível (espécie de cotonete), e com resultado disponível em aproximadamente 15 minutos.

As pessoas submetidas ao teste, com resultado positivo, recebem atendimento médico no próprio local, além de orientações para o tratamento.

As que apresentam resultado negativo, mas com confirmação de síndrome gripal, também são atendidas pelo médico e orientadas a seguir o protocolo de tratamento da influenza.

Cenário

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, afirmou que o número de pessoas que foi ao local surpreendeu.

E, ao mesmo tempo, confirmou a necessidade de ampliação do acesso aos testes em Manaus.

“Vamos acompanhar e analisar a demanda nos próximos dias, mas já trabalhamos com a perspectiva de abrir outros espaços, inclusive com a parceria do Governo do Amazonas, uma vez que o cenário epidemiológico, influenciado pelo período sazonal das doenças respiratórias e pelo avanço da variante ômicron, requer medidas de grande impacto para conter a transmissão dos vírus”.

Segundo a secretária, o balanço completo do primeiro dia de funcionamento do centro, com os percentuais de casos positivos e negativos, será consolidado nesta quinta-feira, 13, uma vez que a unidade segue aberta, nesta quarta, até as 22h.

Abastecimento

A secretária afirmou que o município está abastecido com testes para manutenção do serviço tanto no centro de testagem quanto nas 52 UBS que já oferecem o serviço.

“Estamos recebendo 300 mil testes nos próximos dias e temos em estoque, na Semsa, aproximadamente 70 mil unidades, incluindo 50 mil repassadas pela FVS [Fundação de Vigilância em Saúde]”.

Segunda a sábado

O centro de testagem vai funcionar de segunda a sábado, das 9h às 19h. Inicialmente o atendimento iria até às 21h, mas foi ampliado com a alta procura.

A Semsa orienta que o usuário, para ser atendido, apresente documento de identificação com foto e o cartão nacional do SUS.

O endereço do Studio 5 é avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial, zona sul.

A oferta do teste segue, normalmente, também nas 51 UBS de referência para casos suspeitos de covid-19 e os endereços podem ser conferidos pelo link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

Leia mais

Vacina mudou rumo da covid, diz entidade nacional de infectologia

Foto: Camila Batista/Semcom