Banco Central informa vazamento de dados de 160 mil chaves Pix

A autoridade monetĂ¡ria disse ainda que adotou as ações necessĂ¡rias para a apuraĂ§Ă£o detalhada do caso e aplicarĂ¡ as sanções previstas nas regras em vigor

Publicado em: 21/01/2022 Ă s 17:25 | Atualizado em: 21/01/2022 Ă s 17:26

O Banco Central comunicou, nesta sexta-feira (21), a ocorrĂªncia de um incidente de segurança com vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix, que estavam sob a guarda e a responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento.

De acordo com o BC, entre os dados potencialmente expostos estĂ£o nome do usuĂ¡rio, CPF, instituiĂ§Ă£o de relacionamento e nĂºmero de agĂªncia e conta de 160.147 chaves Pix. A ocorrĂªncia foi observada entre 3 e 5 de dezembro de 2021.

Segundo a nota, nĂ£o foram expostos dados sensĂ­veis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas ou outras informações sob sigilo bancĂ¡rio.

“As informações obtidas sĂ£o de natureza cadastral, que nĂ£o permitem movimentaĂ§Ă£o de recursos, nem acesso Ă s contas ou a outras informações financeiras”, disse.

Conforme o Banco Central, as pessoas que tiveram dados cadastrais expostos a partir do incidente serĂ£o notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituiĂ§Ă£o. NĂ£o Ă© feito contato por outros meios, como telefone, mensagem de texto ou e-mail.

A autoridade monetĂ¡ria disse ainda que adotou as ações necessĂ¡rias para a apuraĂ§Ă£o detalhada do caso e aplicarĂ¡ as sanções previstas nas regras em vigor.

“Mesmo nĂ£o sendo exigido pela legislaĂ§Ă£o vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuĂ¡rios, o BC decidiu comunicar o evento Ă  sociedade, Ă  vista do compromisso com a transparĂªncia que rege sua atuaĂ§Ă£o”, afirmou.

Leia mais

Novo golpe do pix Ă© descoberto no Brasil. Saiba como

Procurada pela Reuters, a Acesso informou que identificou consultas indevidas a dados relacionados Ă s chaves Pix e que nĂ£o foram expostos dados sensĂ­veis.

“Tomamos, de forma tempestiva, todas as providĂªncias necessĂ¡rias para garantir a segurança das informações mantidas pela companhia e o nosso compromisso em manter o mercado e nossos parceiros informados”, disse.

Este nĂ£o Ă© o primeiro caso do tipo. Em setembro do ano passado, o BC informou vazamento de dados de chaves Pix sob a responsabilidade do Banese (Banco do Estado de Sergipe).

Leia mais na Folha

Foto: reproduĂ§Ă£o