Governo reforça condições da segurança pública atuar no AM
Na ocasião, o governador anunciou a troca do modelo de arma usada pelas polícias

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 31/01/2022 às 11:48 | Atualizado em: 31/01/2022 às 18:51
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), divulgou hoje (31) mais uma ação na melhoria das condições de trabalho do sistema de segurança pública. Ele entregou 65 viaturas quatro rodas, 30 motocicletas e armamentos para as polícias. Além disso, criou o Grupamento Tático Móvel para atuação no interior do estado.
Com essa nova unidade, o governo desloca 44 policiais militares para atuação direta em apoio aos municípios. Esse grupamento nasce equipado com 20 viaturas e 30 motocicletas, destinadas a dez cidades. São elas: Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Humaitá, Tabatinga, Novo Airão, Maués, Manacapuru e Autazes.
Dessa maneira, as demais viaturas ficam no policiamento da capital.

Nesse sentido, adquiridas em convênio com o governo federal, as polícias receberam hoje 14 metralhadoras 7.62 e 77 mil munições de diversos calibres.
Lima realizou também a formatura de 142 policiais que vão atuar nas operações Fronteira mais Segura e Divisa mais Segura. Essas ações estão em andamento nos municípios de Coari, Novo Airão, Tabatinga e Iranduba, segundo o governo.
Da mesma forma, o evento para divulgação dessas ações, em Manaus, o governador gratificou três policiais militares por apreensão de armas de fogo em 2021. Cada policial deles receberá R$ 20 mil por terem se empenhado nessa ação.
Além disso, outra medida anunciada pelo governo é a troca do modelo de arma usada pelas polícias. Sai de cena a pistola PT.40 e entra a de 9 mm, antes usada pelas Forças Armadas e polícias federais.
Leia mais
Wilson Lima convoca 323 aprovados em concurso da Polícia Militar
Hora extra
A partir de agora, os policiais militares estão liberados para tirar hora extra de serviço. Conforme anunciado por Lima em dezembro, o Serviço Extra Gratificado vai reforçar a presença da polícia na capital.
Portanto, essa novidade consiste na compra da hora de folga do policial para prestar o serviço ordinário. Segundo o governo, cerca de 3,8 mil agentes da PM estão em condições de participar, voluntariamente, da hora extraordinária.
Foto: BNC Amazonas