Jovem Pan afasta comentarista por fazer saudação nazista em programa

O gesto foi feito durante um debate no programa Opinião sobre o caso do podcaster Monark, que defendeu a existência de um partido nazista no Brasil

Diamantino Junior

Publicado em: 09/02/2022 às 11:47 | Atualizado em: 09/02/2022 às 11:47

O comentarista Adrilles Jorge foi afastado da Jovem Pan News depois de fazer um gesto com a mão direita, associado com o ‘Sieg Heil’, uma saudação nazista utilizada na Alemanha de Adolf Hitler. Ele não participa do programa Morning Show nesta quarta-feira (09).

O gesto foi feito durante um debate no programa Opinião sobre o caso do podcaster Monark, que defendeu a existência de um partido nazista no Brasil.

Em sua fala, Adrilles disse que o partido comunista teria matado mais pessoas que o nazismo e ao encerrar levantou a mão direita para se despedir. Depois do gesto, é possível ver o apresentador William Travassos comentar: “Surreal, Adrilles”.

Leia mais

Museu do Holocausto critica gesto de assessor de Bolsonaro

Mais tarde, o grupo Jovem Pan emitiu uma nota repudiando o gesto do comentarista. Ele foi demitido em seguida.

Adrilles levantou a mão ao final da sua fala e recebeu um “surreal” do seu colega de bancada.

Vocês sabem me dizer o por que?🤔pic.twitter.com/avyxhPiO0L

— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) February 9, 2022

Adrilles foi demitido na manhã desta quarta-feira (09) depois de uma decisão do presidente do grupo Jovem Pan, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o “Tutinha”.

Eis a íntegra da nota da Jovem Pan:

“O Grupo Jovem Pan repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais.”

“No exercício diário de informar e esclarecer nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como símbolo de um erro da humanidade que não deve jamais ser repetido.” 

“Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões, respeitando os limites da lei, opiniões estas que não refletem as posições do Grupo Jovem Pan.”

O caso foi criticado nas redes sociais e internautas associaram o gesto à saudação nazista ‘Sieg Heil’.

Leia mais no Poder 360

Foto: divulgação