Amazonas Energia promete devolver dinheiro cobrado indevidamente

Segundo empresa, em janeiro deste ano, Ipem-AM fiscalizou 1.100 medidores de energia em Manaus. Desses, seis estavam cobrando valores acima do normal

Publicado em: 14/02/2022 às 16:41 | Atualizado em: 14/02/2022 às 21:49

A Amazonas Energia disse, nesta segunda-feira (14), que vai ressarcir os consumidores que foram afetados por falha na medição da tarifa de energia no estado. Segundo a concessionária, seis clientes tiveram o valor cobrado de forma errada.

Segundo a empresa, em janeiro deste ano, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) fiscalizou 1.100 medidores de energia em Manaus. Desses, seis estavam cobrando valores acima do normal. Um inclusive estava cobrando o dobro do valor. Entretanto, outros 138 estavam debitando a menos.

Para esses consumidores que pagaram a mais pelo serviço, o diretor técnico da empresa, Rodrigo Moreira, disse que a mesma vai ressarci-los com descontos na fatura.

Leia mais

Ipem confirma cobrança dobrada em medidor convencional de luz

“Quanto a esses seis consumidores e qualquer consumidor que se sinta lesado, assim que o laudo chega na Amazonas Energia, nós fazemos um cálculo sobre o valor a ser devolvido e esse valor é creditado na fatura, caso ele já tenha pago a fatura, na próxima. Se ele ainda não pagou, a fatura é reemitida com o novo valor”.

Moreira também disse que o Amazonas tem 44% de perda de energia e que, desse percentual, mais da metade é causado pelos famosos ‘gatos’ de consumidores que não pagam pelo serviço.

O diretor explicou ainda que por conta disso a conta do amazonense é 15% mais cara.

“Quando a gente vê que numa unidade consumidora tem alguma irregularidade é lavrado um termo de ocorrência, conforme estabelece a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Se o problema foi uma fraude no medidor isso passa pelo Ipem. Mas, se for antes, o medidor não está adulterado, foi desviada a energia antes. E aí a partir disso, a gente entra em contato com o consumidor”.

No entanto, o diretor não detalhou como é a penalidade para os consumidores que furtam energia.

Leia mais no G1.

Foto: Divulgação