Disparo de crimes violentos no AM faz Nicolau pedir intervenção na SSP
Conforme o deputado estadual Ricardo Nicolau, o Amazonas foi o único estado a ter resultado negativo nos crimes contra a vida.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 21/02/2022 às 16:56 | Atualizado em: 22/02/2022 às 17:34
O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), pré-candidato a governador, disse hoje (21) que vai pedir intervenção na segurança pública do Amazonas. O motivo apontado por ele é a divulgação de que o estado sofreu aumento de 54% nos crimes violentos de 2020 para 2021. Enquanto isso, o país registrou em 2021 o menor índice desde 2007.
Conforme Nicolau, o Amazonas foi o único estado a ter resultado negativo nos crimes contra a vida.
Para o deputado, isso é “inaceitável”, principalmente porque o Governo do Estado investe no setor. Segundo seus dados, foram destinados mais de R$ 160 milhões só no ano passado.
Dessa forma, falta de coragem e de planejamento do comando do sistema de segurança pública são razões que levam o Amazonas a esse resultado negativo.
“Vamos pedir intervenção federal para evitar que a situação piore. Todos os estados do Brasil apresentaram uma queda do número de homicídios e de mortes violentas. A única exceção foi o Amazonas. A pergunta é: se todos os outros estados conseguem combater a criminalidade, por que só o nosso estado não consegue?”.
Por exemplo, os crimes violentos considerados são homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Como resultado, Nicolau prometeu fazer o pedido à Assembleia Legislativa (ALE-AM). Para que chegue à Presidência da República, o plenário precisará aprovar a ideia do deputado.
Leia mais
Crimes de mortes caem no país, mas no Amazonas crescem 54%
Brasileiro mais armado diminuiu homicídios, é o que vê Bolsonaro
Foto: divulgação/ALE-AM