Unicamp confirma morte de estudante indígena de São Gabriel em SP
Jorge Figueiredo Alves é da etnia Dessana e cursava educação física desde o ano passado na cidade do interior paulista

Publicado em: 22/02/2022 às 12:04 | Atualizado em: 22/02/2022 às 17:37
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmou nesta terça-feira (22) a morte de um estudante indígena.
Jorge Figueiredo Alves é da etnia Dessana e cursava educação física desde o ano passado. Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML), o óbito foi no sábado (19), ele sofreu um politrauma e o corpo já foi liberado para a família.
A universidade não informou a causa do óbito e nem a idade do rapaz. Disse apenas que lamenta o ocorrido em uma nota de pesar publicada no portal da Unicamp. “Manifestamos nossos sentimentos a familiares, colegas e amigos”, diz o texto.
O aluno nasceu em São Gabriel da Cachoeira (AM) – cidade de 47 mil habitantes, quatro línguas oficiais e 23 etnias – e ingressou na universidade por meio do Vestibular Indígena de 2021.
O município é o mais indígena do Brasil e fica no meio da Floresta Amazônica, no extremo Norte do Amazonas. Foi o primeiro a sediar a prova no processo seletivo indígena da Unicamp, em 2018.
A Associação de Pós-Graduandos (APG) da universidade disse que está organizando uma “vakinha” para ajudar a família de Jorge, que deve vir para Campinas por conta dos ritos funerários tradicionais da etnia. O rapaz é o sétimo de nove irmãos.
Leia mais no G1
Leia mais
Crimes de mortes caem no país, mas no Amazonas crescem 54%
Foto: Antonio Scarpinetti – SEC / Unicamp