Ultima ação penal contra Lula é suspensa por Lewandowski

Lula era réu por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra de caças suecos

Campanha de Lula já põe Amazonas na conta da vitória

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 03/03/2022 às 08:53 | Atualizado em: 03/03/2022 às 08:53

A última ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi suspensa pelo ministro Ricardo Lewandowsli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Trata-se da ação que trata de supostos crimes cometidos pelo governo de 36 caças suecos Grpen. Como informa O Antagonista.

A princípio, a ação foi aberta na Justiça Federal do Distrito Federal a partir da Operação Zelotes.

“Os graves vícios maculam as investigações conduzidas contra o reclamante pela extinta força-tarefa ‘Lava Jato’ de Curitiba no tocante à aquisição dos referidos caças, a qual produziu elementos – supostamente – probatórios, depois aproveitados, de forma acrítica e tendenciosa, pelos subscritores da denúncia apresentada perante a 10ª Vara Federal Criminal do DF”, disse o ministro.

Dessa forma, a decisão se deu em pedido apresentado no mesmo processo do STF. Ou seja, no qual o ministro concedeu a Lula acesso às mensagens hackeadas dos celulares de membros da Lava Jato no Paraná.

Além disso, segundo O Antagonista, Lula era réu por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra de caças Gripen, da Suécia, pelo Brasil.

Portanto, isso ocorreu durante o governo Lula e Dilma, entre 2003 e 2010.

Leia mais

MPF rejeita pedido de Lula para encerrar ação de caças suecos de Dilma

Foto: Divulgação/EBC