AM é citado no Senado como exemplo da união musical com turismo 

O senador Fernando Collor (Pros-AL) elogiou o Amazonas aos avaliar que o fortalecimento da política cultural é essencial para estimular o turismo no Brasil

turismo, am, senado, exemplo

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 29/03/2022 às 18:36 | Atualizado em: 29/03/2022 às 18:36

Assim como em outras regiões do país, as políticas culturais e musicais no Amazonas têm contribuído de forma decisiva para o fortalecimento do turismo no estado. São exemplos dessas ações os festivais de Ópera, Jazz e o de Parintins. 

O assunto foi abordado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, nessa segunda-feira (28) à noite, durante o debate: “Turismo Cultural: a música como vetor de ampliação da atividade turística”. 

Para o diretor da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Bernardo Guerra Duarte, Manaus é um exemplo de economia criativa. 

“A cidade já tem um turismo grande, mas no período do Festival de Ópera quase que quintuplica o número de turistas que vão à cidade. Eles têm bem esse lado da economia criativa, de levar a pessoa para assistir a uma ópera e para comer uma comida típica”, disse o diretor da Funarte. 

Sigrid Ramos Cetraro, diretora do Teatro Amazonas e representante da Secretaria de Cultura Estado do Amazonas, destacou os três festivais como sucesso de público e turistas. 

Ela lembrou que o Festival Amazonas de Ópera está na sua 24ª edição, o Festival de Jazz na sua 10ª edição, e o Festival Folclórico de Parintins na 55ª edição. 

“E o Brasil, por ter esse tamanho enorme e ser tão diversificado, a gente, enquanto Amazonas, o que é mais particular para nós é essa toada, esse ritmo de boi, que é totalmente diferente do que existe no nosso país”, explicou.

Leia mais

Fortalecimento 

O presidente da CDR, senador Fernando Collor (Pros-AL), avaliou que o fortalecimento da política cultural é essencial para estimular o turismo no Brasil e elogiou o Amazonas. 

De acordo com ele, é “enorme a capacidade que o estado e o povo amazonense têm de criar a música, de dar feição à música, como um grande instrumento de incentivo ao turismo e ao desenvolvimento regional.” 

“O turismo e a música são duas indústrias de enorme importância no Brasil. A combinação dessas duas atividades resulta em um imenso potencial de dinamização da nossa economia e de valorização da nossa cultura”, argumentou o senador. 

Contudo, ele defendeu o aperfeiçoamento da Lei Rouanet (Lei 8.313/1991) para dar ao setor cultural o lugar que lhe cabe no desenvolvimento do país, em especial na redução das desigualdades regionais e na dinamização da atividade turística. 

Foto: BNC Amazonas

Tags