Genial/Quaest aponta Lula com 46% e possibilidade de vitória no 1º turno

A pesquisa mostra que a soma dos outros candidatos é menor que o total de intenções de voto ao ex-presidente

Lula e Bolsonaro miram reforçar suas bases no Senado nas eleições 2022

Arnoldo Santos

Publicado em: 11/05/2022 às 07:45 | Atualizado em: 11/05/2022 às 07:45

Pesquisa da Quaest Consultoria, divulgada na manhã desta quarta-feira (11), e contratada pela Genial Investimentos, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência, no primeiro turno, com 46%, no cenário em que há mais candidatos na pesquisa estimulada — quando uma lista com os nomes dos pré-candidatos é apresentada ao entrevistado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 29%.

Com 46%, Lula possui mais intenções de voto do que os demais pré-candidatos somados (44%) e, por isso, há a possibilidade de vitória em primeiro turno.

No entanto, por conta da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa aponta a chance de a disputa ir para o segundo turno.

Demais candidatos

Depois de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; João Doria (PSDB), com 3%; e André Janones (Avante), com 3%.

Considerando a margem de erro, Ciro, Doria e Janones estão tecnicamente empatados. Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) aparecem cada um com 1%, resultando em empate técnico com Doria e Janones. Luciano Bivar (União Brasil) não pontuou.

Não é possível fazer uma comparação com a pesquisa anterior do mesmo instituto porque os cenários testados são diferentes. Na nova testagem foram removidos dos questionários os nomes de Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC). Bivar foi acrescentado à lista de possíveis candidatos.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas de 27 estados, face a face, entre os dias 5 a 8 de maio. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01603/2022.

Leia mais na reportagem do UOL.

Tags