Justiça condena Globo a indenizar suspeito por fake news
Condenação veio após o G1 noticiar a prisão de Danilo Marques, em julho de 2019, e afirmar que o rapaz já possuía condenação por roubo

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 16/05/2022 às 23:26 | Atualizado em: 16/05/2022 às 23:26
A Justiça de São Paulo condenou a Rede Globo a pagar uma indenização no valor de R$ 10 mil por danos morais a um dos suspeitos de hackear o celular do ex-ministro e juiz Sergio Moro, segundo informações do UOL e republicadas por Metrópoles.
O Tribunal de Justiça condenou a rede de televisão após o G1 noticiar a prisão de Danilo Cristiano Marques (foto), em julho de 2019, e afirmar de maneira equivocada que o rapaz já possuía uma condenação por roubo.
Danilo foi preso em 23 de julho de 2019 durante a Operação Spoofing da Polícia Federal, que investigava a invasão de dados de autoridades, como o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Moro.
Ainda segundo o portal, na Justiça, a defesa de Danilo afirmou que ele não tinha pendências judiciais, criminais e legais e pediu uma indenização no valor de R$ 200 mil.
A Rede Globo se defendeu, afirmando que as informações apresentadas na matéria tinham vindo de autoridades da Polícia Federal envolvidas no caso.
O Tribunal de Justiça de São Paulo não aceitou a argumentação e a condenou a pagar indenização.
A desembargadora Gil Cimino afirmou que a “reportagem reproduziu uma informação falsa sem realizar qualquer tipo de checagem”.
Foto: TV Globo/reprodução