Prefeitos criam nova associação e esvaziam Jair Souto e AAM
Fundação da entidade teve a presença do governador Wilson Lima, do prefeito David Almeida e do presidente da ALE-AM, Roberto Cidade

Neuton Correa
Publicado em: 19/05/2022 às 21:23 | Atualizado em: 20/05/2022 às 09:16
Um ano e meio após dar golpe nos colegas para tomar o comando da Associação Amazonense de Municípios (AAM), o prefeito de Manaquiri (AM), Jair Souto (MDB), tomou hoje um contragolpe.
O contragolpe não atinge apenas Souto (foto), mas principalmente a entidade.
É que um grupo de 52 prefeitos, dos 62 do total no Amazonas, fundaram nesta quinta, dia 19, uma nova entidade para representar os municípios e os prefeitos.
Trata-se do Instituto de Desenvolvimento Ambiental Social Econômico dos Municípios do Amazonas.
Será um duro golpe na AAM, que hoje arrecada mais de R$ 350 mil da contribuição dos prefeitos. Estes, deixarão de contribuir com a entidade organização e passarão a recolher para o instituto.
Politicamente, a associação perde força e sentido de sua existência: representar as prefeituras do estado.
Capital no comando
Já a nova entidade, nasce com força e prestígio político. Isso porque, na fundação do instituto, eles elegeram o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), como presidente.
Seu vice será o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, um dos principais líderes do movimento.
Além de aclamar Almeida presidente, os prefeitos também criaram uma sala especial para que o governador Wilson Lima (União Brasil), com quem Souto não tinha entrada, para reunião e despachos com os prefeitos.
Descrédito
Souto perdeu o apoio dos colegas em novembro de 2020, quando em eleição relâmpago, reunindo 16 gestores, se autoproclamou presidente da AAM.
À época, os prefeitos tentaram reagir, mas não conseguiram.
O golpe foi dado para que a AAM se distanciasse do governador e prestasse serviço para o senador Eduardo Braga (MDB), de quem Souto é aliado.
Este ano, porém, Braga perdeu o apoio da grande maioria de seus prefeitos, que se alinharam a Lima.
Agora, com a nova entidade, o plano é reconectar o contato das prefeituras com o estado.
Foto: AAM/divulgação