#Toadas 2022 consolida parceria com artistas amazonenses
Cenários do programa foram todos produzidos por uma equipe exclusiva de artistas de Parintins e Manaus

Arnoldo Santos, especial para o BNC AMAZONAS
Publicado em: 22/05/2022 às 06:00 | Atualizado em: 22/05/2022 às 06:59
No sexto ano de produção, o programa #Toadas consolidou, em 2022, a proposta de divulgar a cultura do boi-bumbá, apoiando artistas locais, sejam músicos, cantores e o pessoal das artes.
Sobre levantadores e músicos, o programa mostrou o quanto foi importante, em particular na pandemia, quando o setor artístico foi ao fundo do poço pela suspensão das atividades.
Com a explosão do mercado de lives, o #Toadas surgiu como protagonista de um movimento de apoio aos artistas que estavam parados.
Da mesma forma vem acontecendo com os artistas plásticos. Este ano, a equipe de cenários do programa trabalhou sob coordenação do artista parintinense Cristiano Carvalho, irmão de Karu, já com nome reconhecido no circuito Parintins-Rio, nos bois e nas escolas de samba.
Cristiano, ou “Pista” como é conhecido, liderou uma equipe de pelo menos quatro auxiliares na produção dos cenários.
“Foi um orgulho estar do lado deles, com Natalício, Ray Rodrigues, Jonas e Valdeir Frank. O hashtag toada foi um aprendizado pra mim”, diz Pista. O artista já voltou a Parintins onde retomou os trabalhos no Galpão do Caprichoso, nos preparativos para o Festival Folclórico.

Foi a equipe dele que produziu os cenários em que apareciam grandes mulheres do boi-bumbá, tema do primeiro programa. Depois, a reprodução dos locais de Parintins por onde passou a multidão que sai nas ruas na Alvorada do Garantido e no Boi de Rua (Caprichoso).
Os cenários também foram bem usados pelos fãs do #Toadas que depois das transmissões faziam selfies. Uma das peças preferidas do gosto do público foi a casa de caboclo montada no primeiro programa.

