Para desafogar presídios, força-tarefa analisará processos de 10 mil presos do AM

Publicado em: 12/01/2017 às 17:08 | Atualizado em: 12/01/2017 às 17:08
O grupo de defensores públicos do Amazonas e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) realizarão uma força-tarefa para analisar os mais de 10 mil processos de presos no Estado. A ideia é diminuir o número de presos provisórios. Atualmente, os presídios locais estão com triplo da capacidade.
De acordo com o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, a proposta inicial é que os estudos sejam finalizados em 15 dias, já que a força-tarefa contará com 60 defensores, sendo 20 do Amazonas e 40 de outros estados.
“Já conseguimos definir o número de processos. Nós calculamos que são 10 mil e 50 presos e cada um deles tem em torno de dois a três processos. O sistema está super lotado e a ideia é verificar quais pessoas estão lá além do tempo que deveriam”, disse.
No próximo dia 18 haverá uma reunião em Brasília para alinhar as ações. A realização do mutirão foi proposta pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) e acertada em reunião, na última terça-feira, dia 10 em Brasília, com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.