Em Parintins, rio Amazonas já está baixando mas ‘cheia’ ainda dá prejuízos

Na cidade, ruas continuam alagadas e comércio tem vendas prejudicadas

Rio Amazonas já está baixando em Parintins mas população ainda sofre prejuízos

Arnoldo Santos

Publicado em: 14/06/2022 às 06:57 | Atualizado em: 14/06/2022 às 07:03

Faltando dez dias para o 55º Festival Folclórico, o município de Parintins já vive a trégua na enchente do rio Amazonas. O nível da água está baixando em uma média de 1 cm por dia, segundo a Defesa Civil municipal.

Mesmo assim, como o município tem 66% do seu território em cima de áreas alagáveis, a enchente deste ano atingiu cerca de 1200 famílias, inclusive na sede do município.

“Muitas famílias vivem na margem do rio Amazonas vivendo da produção agrícola. E apesar de não ter sido uma cheia recorde, sempre há prejuízos”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Adriano Aguiar.

Leia Mais

Parintins entra para status de ‘situação de atenção’ com avanço da cheia

Em bairros de Parintins, como São José, Santa Clara e Itaúna, muitas ruas foram invadidas fazendo com que a prefeitura construísse em torno de 2 mil metros de passarelas de madeira.

A cota máxima que o médio rio Amazonas atingiu, este ano, foi de 9,29m. Em 2021, quando houve a maior cheia da história, a cota registrada foi de 9,45m.

Fotos: Arnoldo Santos e Prefeitura de Parintins