Wilson anuncia escola de ensino médio em ‘nova cidade do Amazonas’

E mais uma série de ações foram anunciadas para a comunidade de importância estratégica para Parintins

Wilson escola na Vila Amazônia

Neuton Correa

Publicado em: 15/06/2022 às 17:50 | Atualizado em: 15/06/2022 às 18:32

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou nesta quarta-feira, 15, a construção da primeira escola de ensino médio da Vila Amazônia.

O lugar fica a menos de 10 km de Parintins ou 20 minutos de barco.

A obra será de dois andares, terá elevador e abrigará uma população estudantil de cerca de 150 alunos, que hoje precisam se deslocar para a cidade em balsas ou pequenas embarcações.

A Vila Amazônia é um dos lugares mais estratégicos para o desenvolvimento urbano no baixo Amazonas.

Ali, fica situada a maior porção contínua de terra firme do município. Por intermédio dela, Parintins pode se interliga com o resto do país.

Atualmente, por exemplo, já existe ligação por terra com Santarém, em estradas precárias, um sinal da viabilidade de sua comunicação estratégica terrestre.

A região, que abriga o segundo maior projeto de assentamento rural do Estado, tornou-se a mais importante área de produção agrícola da região.

Leia Mais

História

No passado, a Vila Amazônia já usufruiu de uma perspectiva urbana.

Esta primeira experiência aconteceu na década de 1930, quando os japoneses instalaram ali um projeto de colonização agrícola.

Nos quase 20 anos que passaram na área, eles instalaram grandes estruturas de serviços agrícolas, comércio e indústria.

Foi também com os japoneses que o Brasil se projetou no cenário internacional com a produção de fibras de juta e malva.

Foi a partir de experiências desenvolvidas por Ryota Oyama, lembrado como o ‘pai da juta na Amazônia’, que o baixo Amazonas se projetou na economia do Amazonas.

Depois dessa experiência, veio o ambicioso projeto do empresário J. G. Araújo, que também se instalou na vila e deixou imponentes prédios para a época.

Hoje

Hoje, quando discursou, na Vila Amazônia, Wilson Lima mostrou sua impressão com a vocação desenvolvimentista do lugar.

Tanto o é que, ao iniciar sua fala disse ao prefeito local, Bi Garcia (União Brasil):

“Eu sinto te informar que aqui não é mais uma vila. Isso aqui é uma cidade. E, daqui a pouco, não pertence mais a Parintins”, vaticinou o governador, acrescentando.

“A Vila Amazônia está crescendo num ritmo impressionante”.

Além da construção da escola de ensino médio, Wilson Lima inaugurou o sistema de iluminação de LED na comunidade, anunciou a reforma da Casa Familiar Rural e a entrega de uma viatura zero km para a Polícia Militar.

Lima também informou que o governo estadual vai reativar a Unidade de Produção de Alevinos (UPA). Ao prefeito Bi Garcia, o governador afirmou que o trabalho de asfaltamento de 100% das ruas da Vila Amazônia, realizado pela prefeitura de Parintins, terá total apoio para que seja concluído.

Valéria

Ainda na manhã desta quarta-feira, Wilson Lima visitou a comunidade da Valéria, onde anunciou a construção de insfraestrutura para recepção de turistas e construção de uma escadaria para o local.

A Valéria uma comunidade rural localizada na serra de Parintins e, há mais de 30 anos, é parada obrigatória dos navios de cruzeiro que sobem o rio Amazonas em direção a Manaus.