Indígenas pressionam na ONU o governo Bolsonaro
Indígenas tem esperança que o tema se transforme em um foco de pressão sobre o governo e acusá-lo de negligência

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 17/06/2022 às 14:07 | Atualizado em: 17/06/2022 às 14:07
Lideranças indígenas do Brasil cobram e denunciam na ONU o governo do presidente Jair Bolsonaro. A primeira intervenção ocorre hoje (17), o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
Os grupos atacarão a escalada de violência enfrentada pelos povos originários em seus territórios. Além do aumento das invasões e das ameaças contra defensores de direitos humanos no Brasil.
Como informa o Uol, a ofensiva dos grupos indígenas ocorre dias depois da confirmação das mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.
Assim como por causa das invasões, as lideranças vão acusar o estado brasileiro de negligência.
Como resultado, os indígenas tem esperança de que, ao tornar praticamente permanente o debate na ONU, o tema se transforme em um foco de pressão sobre o governo brasileiro.
A outra pressão continua na próxima terça-feira (21), durante a reunião do mesmo conselho sobre a questão dos direitos humanos e corporações transnacionais.
Por conseguinte, um dia depois, o debate volta, quando a agenda se dedica a discutir sobre execuções sumárias.
Portanto, neste caso, será o secretário adjunto do Cimi, Luis Ventura, quem apresentará as denúncias.
Da mesma forma, no dia 28, outra acusação será feita contra o governo no momento que o conselho tratar dos efeitos adversos das mudanças climáticas.
Leia mais no Uol.
Leia mais
Na ONU, indígenas denunciam descaso do governo Bolsonaro no AM
Foto: Alan Santos/PR