Saída de Sebastião atiça torcida e críticos da gestão atual do Garantido

Redes sociais viralizaram vídeos de ataques à presidência do boi e responsáveis pela apresentação na arena

Saída de Sebastião júnior causa revolta na torcida e nos opositores à gestão atual do Garantido

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 27/06/2022 às 06:19 | Atualizado em: 27/06/2022 às 07:48

O anúncio de saída do levantador Sebastião Júnior do Garantido, na tarde deste domingo (26), durante a passagem de som para a última noite do festival, atiçou a torcida e movimentou críticos da gestão atual do boi da baixa do São José.

A notícia foi dada pelo próprio apresentador, com uma fala muito rápida. “Hoje, estarei fazendo e minha última apresentação na arena. Nós vamos entrar nessa arena com tudo. Hoje, eu vou deixar história nessa arena. Obrigado a cada um de vocês. Quem não respeita o tempo, nele se perde”, finalizou Sebastião.

A repercussão foi imediata e ainda dentro do bumbódromo, torcedores que já lotavam a arquibancada gratuita gritaram palavras contra o presidente do Garantido, Antônio Andrade.

Israel

No perfil do Instagram, Israel Paulain, o apresentador com quem Sabá fez carreira vitoriosa dentro da arena, comentou a resposta da torcida, prometendo esforços para inverter a situação. “A voz de vocês para mim é sagrada,(…) Não deixarei ninguém querer ser maior que o meu boi. Lutarei até o fim, para que o Sabá mude de opinião e continue conosco”, disse Israel.

No início da manhã desta segunda-feira (27), o post já tinha mais de 4 mil curtidas e 1 mil comentários.

Recado do sobrinho “contrário’

Do lado do boi Caprichoso, o levantador de toada, Patrick Araújo, sobrinho de Sebastião, postou na rede social dele. “Você não tem dimensão do quanto és admirado e amado por toda sua família, amigos e legião de fãs que você conquistou no item levantador de toadas (do Garantido)”, escreveu Patrick.

Renê também

Outra saída de peso, anunciada pela redes social, foi do professor e doutor em educação, Adan Renê, membro da Direção Geral de Espetáculo, responsável por toda a produção, organização e de botar o boi dentro da arena.

Adan foi um dos autores da revista produzida pelo boi Garantido, dando sustentação de pesquisa ao tema “Amazônia do povo vermelho”, trabalho assinado com o jornalista, professor doutor, Allan Rodrigues.

Na rede social, ele disse “aproveito (…) para lembrar o que bem disse Sebastião Júnior sobre o tempo. É preciso saber respeitá-lo e o meu, dentro do Garantido, encerrou-se!”, disse Renê. Veja, na íntegra, o texto postado.

Ataques à administração encarnada

Logo surgiu a notícia, críticas diretas à administração atual do Boi Garantido estouraram. A começar pela notícia de que os músicos que tocam na banda de apoio dentro de arena não teriam sido pagos, mesmo com o festival em andamento.

Relatos eu uma comunidade do Facebook, formada por torcedores do Garantido, falam que os músicos cogitavam até entrar em greve minutos antes de entrarem na arena para a terceira e última noite do festival, o que não aconteceu sem que ninguém desse informações oficiais, dos dois lados.

Ex-amo

O ex-amo do boi, Gaspar Medeiros, já vinha tecendo críticas à diretorial do boi, pedindo prestação de contas do dinheiro público repassado e seus gastos. Ele fez um vídeo insinuando desvio de verbas dentro da presidência do Garantido em detrimento da confecção da indumentária do apresentador Israel Paulain. Gaspar também postou vídeos da galera gritando “fora Antônio Andrade” dentro do bumbódromo.

Fim do Festival 2022

O boi Garantido abriu a terceira e última noite do Festival Folclórico de Parintins 2022, na noite deste domingi (26). O Caprichoso fechou a noite. Até por volta das 5h desta segunda-feira (27), os temas #caprichoso e #festivaldeParintins estavam, respectivamente, em 3º e 4º lugares no toptrends Brasil, ranking virtual que monitora os assuntos mais comentados no twitter no país.

Comentário oficial

Até o início da manhã desta segunda-feira (27), o Boi Garantido não havia emitido qualquer comentário oficial sobre os assuntos.

Leia Mais

Em oito dias, barcos levam 35 mil de Manaus à festa dos bois de Parintins 

Foto de capa: Márcio Costa/ AMemPauta