Bolsonaro foge do escândalo de corrupção e sexual na live às pressas

O presidente conduziu uma transmissão ao vivo mais curta do que o habitual

Ferreira Gabriel

Publicado em: 01/07/2022 às 12:33 | Atualizado em: 01/07/2022 às 12:33

Em sua tradicional live das quintas-feiras, o presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou assuntos controversos que surgiram na última semana em seu governo.

Entre eles, há a saída de Pedro Guimarães da presidência da Caixa Econômica após denúncias de assédio sexual e acusações de que Bolsonaro interferiu em investigações sobre o MEC.

Em vez disso, o chefe do Executivo conduziu uma transmissão ao vivo mais curta do que o habitual: essa durou cerca de 30 minutos, enquanto, geralmente, os vídeos ao vivo dele têm aproximadamente uma hora. Nesse tempo, Bolsonaro atacou o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o presidente, Lula é contra “abaixar o preço da gasolina”, porque o petista teria criticado a PEC sugerida por Bolsonaro para zerar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis e ressarcir diretamente os estados, em uma tentativa de reduzir o preço da gasolina, etanol, diesel e gás de cozinha.

“Esse cara [Lula] que diz que vai baixar o combustível quando for eleito presidente e é contra a redução dos impostos. Como é que você pode reduzir o preço dos combustíveis? […] Então pessoal, atenção aí: Lula é contra redução do preço dos combustíveis. Acha que está barata a gasolina, só pode ser”, disse Jair Bolsonaro em live.

A crise no preço dos combustíveis é um ponto de pressão no governo do presidente, tanto pela rejeição popular que tem causado quanto pelas tensões internas que têm intensificado. O momento também ocorre em ano eleitoral, no qual ele irá pleitear a reeleição.

Bolsonaro atribui a culpa da elevação, principalmente, à Petrobras e aos governadores estaduais.

Governadores, no entanto, culpam Bolsonaro pelo aumento dos preços. Eles lembram que, no fim de 2021, congelaram o ICMS, e os preços dos combustíveis continuaram subindo mesmo assim.

Ainda na live, ele voltou a criticar a CPI da Covid, encerrada no ano passado, e insinuou que o partido de Lula realizou negociações de bastidores com senadores da CPI para compor o dinheiro que será usado na campanha eleitoral do ex-presidente.

“O PT nem chegou ao poder e já está fazendo as maracutaias aqui. E não vai chegar tão cedo ao poder com toda a certeza”, afirmou.

Leia mais no UOL

Leia mais

A ‘trumpista’, Bolsonaro nega vacina da covid e ignora mortes no Javari

Foto: Reprodução/ Vídeo