‘Desfile do povo, não desfile militar’, diz Lula da multidão na Bahia

O petista participou do tradicional cortejo do evento que marca a “Independência da Bahia”, celebrado todo 2 de julho

Ferreira Gabriel

Publicado em: 02/07/2022 às 13:27 | Atualizado em: 02/07/2022 às 13:27

O ex-presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou sua participação ao lado de apoiadores em Salvador, na Bahia.

Ele participou do tradicional cortejo do evento que marca a “Independência da Bahia”, celebrado todo 2 de julho.

Em vídeo divulgado em seu perfil nas redes sociais, Lula aparece no meio do desfile ao lado do governador da Bahia, Rui Costa (PT), do candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e de sua mulher, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. O petista exaltou o cortejo.

“Não é um desfile militar, é um desfile do povo. Isso que significa independência”, disse o ex-presidente. Tradicionalmente, os desfiles do 7 de Setembro, feriado que comemora a independência do Brasil, são feitos pelas Forças Armadas.

O pré-candidato à Presidência da República também elogiou a ausência de “incidentes” na manifestação.

“Demonstração de que o povo brasileiro não só é democrático como gosta de manifestações democráticas”, declarou.

A foto do evento petista foi replicada por perfis bolsonaristas, que apontaram supostas pessoas duplicadas na fotografia.

A assessoria do ex-presidente disse que a duplicação se deu por um “bug” na fotografia panorâmica. Esse tipo de imagem é feito com uma tecnologia que agrupa diversas fotos em diferentes ângulos, tiradas em um movimento contínuo.

Depois da polêmica, Lula divulgou em suas redes sociais a foto comum, sem o efeito panorâmico. Nela, as pessoas que aparecem duplicadas aparecem somente uma vez. “A verdade dói no cotovelo de alguns. Segue uma foto não panorâmica, tirada com drone, do Ricardo Stuckert. Compartilhe a verdade”, declarou o petista.

Leia mais no Portal Poder360

Leia mais

‘Me deram uma m**a de uma moto’, reclama Bolsonaro em motociata

Foto: Divulgação