Suspeito de ‘varíola dos macacos’ no Amazonas não passou por Parintins, diz nota
Notícia dava conta que ele teria estado no município no festival folclórico, no fim de junho.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/07/2022 às 17:06 | Atualizado em: 05/07/2022 às 17:59
A Secretaria Municipal de Saúde de Parintins divulgou hoje (5) uma nota a respeito do caso suspeito de monkeypox (varíola dos macacos), no Amazonas, cujo paciente teria passado por Parintins durante o Festival.
Segundo a Vigilância em Saúde, informações preliminares são de que o paciente esteve em Parintins em 22 de junho, em embarcação de turista.
O suspeito de estar com a doença estaria acompanhando visitantes estrangeiros. E nos dias 26 e 27 de junho apresentou sintomas, procurando atendimento em Manaus.
Conforme o documento em rede social da Prefeitura de Printins, após averiguação se informou que o mesmo não desembarcou no município.
Além de que todos os contatos do paciente na embarcação estão sendo monitorados, sendo que tais contatos não estão sintomáticos até o momento.
De acordo, portanto, com o município segue em monitoramento e caso haja novas informações repassaremos à sociedade parintinense.
Leia mais
Hospital investiga suspeitas de ‘varíola dos macacos’ em Manaus
FVS orienta
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) dá orientações de prevenção e controle da doença. O objetivo é estar com a rede de assistência pronta para resposta rápida a suspeito de ter contraído a varíola.
Essa preparação vem desde que começaram a ser confirmados no Brasil os primeiros casos.
Dessa forma, a FVS fez palestras a servidores da saúde para que as unidades estejam em condições de de detectar e notificar os casos suspeitos.
Foto: Natanael Maricaua/Secom