Ato de Lula no DF ‘bate martelo’ das candidaturas de Aziz e Braga

PT e aliados fazem evento hoje em Brasília de apoio à chapa Lula-Alckmin. Políticos do Amazonas estão dentro

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 12/07/2022 às 15:15 | Atualizado em: 12/07/2022 às 21:25

Um ato no Distrito Federal nesta terça-feira (12), traça os rumos das eleições no Amazonas e consolidam um passo para fechamento de chapas com vistas a outubro.

É que líderes políticos do estado estão em Brasília para conversar com o pré-candidato petista Lula da Silva e o comando da federação “Brasil da Esperança” (PT, PCdoB e PV).

As reuniões acontecem em meio ao ato político em apoio à candidatura Lula-Alckmin, que acontecerá no final da tarde desta terça-feira, em Brasília.

Por conta de segurança, o evento será no centro de convenções Ulysses Guimarães, no centro da capital federal, que tem capacidade para 10 mil pessoas. Mas, o ato com Lula será em auditório para 3 mil pessoas.

Até amanhã, Lula tem reuniões com políticos amazonenses.

Capitaneado pelo presidente do PT Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, o ex-presidente da República tem agenda com o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Ao que tudo indica, Lula e a federação de esquerda deverão “bater o martelo” no apoio à candidatura de Aziz à reeleição ao Senado.

O senador falará com Lula para tentar costurar uma viagem do ex-presidente ao Amazonas ainda neste mês.

Também está prevista para esta quarta-feira uma reunião com o senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Nos bastidores é dado como certo o apoio de Lula à candidatura Braga ao Governo do Amazonas.

O senador não confirmou essa agenda com o ex-presidente da República.

Leia mais

Omar Aziz é o candidato do PT ao Senado pelo Amazonas

Petista rechaça ser vice na chapa de Eduardo Braga

A contragosto petista, Braga será o palanque de Lula no AM

Palanque anti-Bolsonaro

“Está praticamente confirmado que o Amazonas terá um palanque de candidaturas majoritárias a reforçar a campanha do ex-presidente Lula no Amazonas. A federação Brasil da Esperança vai apoiar a candidatura à reeleição do Omar Aziz [PSD] e o Eduardo Braga [MDB] ao Governo do Estado. Também estamos em conversas com o Solidariedade [do deputado federal Bosco Saraiva, que concorre a uma vaga à Assembleia Legislativa]”, disse a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Vanessa confirma que essa costura política pode até desagradar muitos militantes dos partidos de esquerda, mas ela considera essa união com PSD, MDB e Solidariedade importante.

“São candidaturas contra o Wilson Lima (União Brasil), que é declaradamente apoiado do Bolsonaro, e que também garantem um palanque forte e importante ao presidente Lula. E digo mais: temos grandes chances de ir para o segundo turno e vencer as eleições no Amazonas”, disse Vanessa.

Agenda cheia

Na manhã de hoje, Lula fez uma série de contatos políticos em um hotel em Brasília, onde recebeu aliados do Mato Grosso, Amapá e Goiás.

Antes do ato público, Lula também tem um encontro marcado na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília.

Na reunião, o ex-presidente receberá a agenda institucional do sistema comércio, um documento com demandas e propostas da entidade apresentadas como sugestões para formulação de propostas para o plano de governo e terá uma fala direcionada ao setor.

Mesmo documento já foi entregue a Jair Bolsonaro (PL) e a Simone Tebet (MDB).

O ex-presidente Lula também terá encontro com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em Brasília.

A reunião, que será acompanhada pela bancada de senadores do PT, está pré-agendada para amanhã, dia 13, na residência oficial da presidência do Senado.

Segurança reforçada

A direção do PT do Distrito Federal há dias vem mobilizando, convidando a militância e os apoiadores da candidatura do ex-presidente Lula a participarem do ato político desta terça-feira, 12, no centro de convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O evento está marcado para às 17h, mas os portões do centro de convenções serão abertos a partir das 15h.

Nas redes sociais, o coordenador da campanha “DF com Lula”, o ex-deputado federal Geraldo Magela, aparece em um vídeo fazendo o convite ao ato político e dá orientações a quem for participar do encontro.

Magela avisa que não é para levar mochilas e bolsas grandes, usar máscara de proteção e álcool em gel, levar documentos para se identificar na entrada.

Bandeiras somente entrarão no Ulysses Guimarães sem mastro ou cabo. Avisa ainda que na entrada haverá revista de detectores de metais.

Pede-se ainda quem puder, levar 1 kg de alimento não perecível para doar a famílias necessitadas.

Haverá água para todas as pessoas porque não poderá entrar no local com garrafas de água.

“Vamos juntos levar boas energias para o nosso futuro presidente da República”, disse Magela ao final da mensagem a militantes e apoiadores de Lula.

Foto: Divulgação