Assim como nas pesquisas eleitorais, a disputa entre as celebridades que apoiam os dois principais postulantes ao Planalto também é intensa nas redes sociais.
A semana que se encerra neste sábado (16) foi marcada pela declaração de apoio de Anitta ao ex-presidente Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República.
Crítica ferrenha de Jair Bolsonaro (PL), a cantora ofereceu ajuda para “bombar” o petista na internet. Ela soma mais de 97 milhões de seguidores no Instagram, Facebook e Twitter.
Como Anitta, outros músicos, artistas e celebridades estão indo a público expressar apoio ao petista ou manifestar-se a favor de Bolsonaro, os dois nomes que lideram as pesquisas eleitorais para o cargo de chefe do Executivo.
Pesquisa PoderData, realizada de 3 a 5 de julho de 2022, mostra Lula com 44% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.
Desse modo, dos dois lados, há artistas de grande projeção, capazes de mobilizar milhões de seguidores.
No entanto, conforme leitura do cientista político Leandro Gabiati, o impacto do apoio das celebridades está relacionado a uma questão de simbolismo.
Apesar de contribuir para a elaboração do eleitorado e ajudar na mobilização, um famoso não define uma eleição sozinho.
“Simbolicamente, o apoio dos artistas terá um impacto importante nas redes sociais. É lógico que os políticos vão tentar explorar o apoio que eles têm de figuras populares. E é importante que, dentro da campanha, eles criem uma estratégia nas redes, explorando bem o apoio. Mas temos que considerar o dia a dia das pessoas. Eu posso eventualmente escutar A ou B, mas o voto é muito racional. Eu decido muito pela empatia que tenho com o candidato, principalmente falando de uma eleição presidencial. O voto tem uma série de orientações muito racionais”.
Leia mais no Poder360 .
Foto: Divulgação