Convenções partidĂ¡rias estĂ£o liberadas a partir de quarta-feira
Os encontros devem ocorrer atĂ© 5 de agosto, conforme calendĂ¡rio estabelecido na Lei da Reforma PolĂtica de 2015

Publicado em: 18/07/2022 Ă s 16:35 | Atualizado em: 18/07/2022 Ă s 16:35
A partir de quarta-feira (20), os partidos polĂticos podem realizar suas convenções para escolher e oficializar suas candidaturas para as eleições de 2022.
Os encontros devem ocorrer atĂ© 5 de agosto, conforme calendĂ¡rio estabelecido na Lei da Reforma PolĂtica de 2015.
De acordo com levantamento da CNN com os partidos polĂticos, Ciro Gomes (PDT) serĂ¡ o primeiro a lançar sua candidatura Ă PresidĂªncia da RepĂºblica. A convenĂ§Ă£o nacional do PDT serĂ¡ na quarta-feira, primeiro dia do prazo, em BrasĂlia.
Na sequĂªncia, oficializa sua campanha o ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT). HĂ¡ previsĂ£o de que o evento ocorra em SĂ£o Paulo, sem a presença do petista, na quinta-feira (21).
Ainda na primeira semana de convenções, formalizam suas candidaturas AndrĂ© Janones (Avante) e Jair Bolsonaro (PL). O deputado federal se reĂºne com sua sigla no sĂ¡bado (23), em Belo Horizonte, e o presidente lança sua campanha Ă reeleiĂ§Ă£o no domingo (24), no Rio de Janeiro.
Leia mais
Lula resgata liga com MDB em encontro com caciques
A convenĂ§Ă£o partidĂ¡ria tem como objetivo a escolha pelos partidos dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.
Os eventos podem ser presencias, virtuais ou hĂbridos. As convenções das federações, que sĂ£o a uniĂ£o de dois ou mais partidos por um perĂodo mĂnimo de quatros anos, devem ocorrer de maneira unificada, como a de um Ăºnico partido.
Debate
A CNN realizarĂ¡ o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos serĂ¡ transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
Leia mais na CNN Brasil
Foto: reproduĂ§Ă£o/observatĂ³rio