Estados no apoio do MDB a Lula, conta que não fecha

Conforme nota que divulgou hoje (19), a presidência do MDB assegura que 19 estados estão com a candidata da casa, Simone Tebet

Com 48%, Lula toma intenção de voto em Bolsonaro no Amazonas, diz Ipec

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 19/07/2022 às 12:57 | Atualizado em: 19/07/2022 às 12:57

Ao mesmo tempo em que o pré-candidato do MDB ao governo do Amazonas, senador Eduardo Braga, dizia que o partido garantia o apoio de 11 estados a Lula da Silva (PT), a cúpula nacional do partido fazia outra conta.

Conforme nota que divulgou hoje (19), a presidência do MDB assegura que 19 estados estão com a candidata da casa, Simone Tebet (MS).

A questão é: o país tem 26 estados mais o Distrito Federal. Porém, para os medebistas, são 30.

A iniciativa do partido ocorre em um momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também pré-candidato, busca aliados dentro do MDB para fortalecer sua campanha.

“Em respeito ao povo brasileiro e aos filiados do MDB, nós – defensores de uma alternativa à polarização e ao populismo – ratificamos nosso compromisso de lutar pela eleição de Simone Tebet à Presidência da República”, afirmam os apoiadores de Tebet na nota.

Apoio a Lula

Nesta segunda-feira (18), líderes do MDB em diversos estados se reuniram em São Paulo para declarar apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência.

Segundo o senador Eduardo Braga (AM), representantes do MDB em 11 estados vão apoiar a candidatura de Lula já no primeiro turno.

Resistência interna

Tebet enfrenta oposição de caciques do MDB, que defendem rifar a candidatura da senadora caso ela não decole nas pesquisas. Ela tem 1% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha.

Em abril, durante um jantar na casa do presidente regional do MDB no Ceará, Eunício Oliveira, presente no evento desta segunda em São Paulo, parlamentares criticaram a intenção da sigla de lançar a senadora como candidata em razão da sua baixa pontuação nas pesquisas.

Eunício não declarou apoio à eleição de Lula, mas afirmou que “há uma tendência natural” de o MDB não ir “mais uma vez para um suicídio político”.

Leia mais no G1

Leia mais

Com Braga na geladeira, Nicolau cresce a palanque de Lula no AM

Foto: Ricardo Stuckert/PT/Divulgação