PT faz duas convenções em Manaus no fim de semana

No sábado (30) o partido faz uma espécie de lançamento no Amazonas da chapa Lula-Alckmin (PT-PSB) e no domingo define as chapas de deputados federais e estaduais

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 28/07/2022 às 17:30 | Atualizado em: 28/07/2022 às 17:30

A sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Manaus vai ser palco do PT para duas convenções seguidas neste final de semana.

No sábado (30), o Partido dos Trabalhadores faz uma espécie de lançamento no Amazonas da chapa Lula-Alckmin (PT-PSB).

Além dos representantes de todas as matizes petistas, devem participar os principais líderes do PSB. Por exemplo, o deputado estadual Serafim Corrêa, candidato à reeleição.

A promessa é de uma convenção estadual tensa, de discursos inflamados. Motivo: Eduardo Braga, cacique do MDB que ajudou a tomar a Presidência da República de Dilma Rousseff em 2017, é o candidato do PT a governador do Amazonas nesta eleição.

E isso já é decisão tomada por Lula e o diretório nacional do PT. Portanto, a assembleia estadual pode espernear, protestar e até rejeitar o medebista, mas, ao final, ele é o palanque petista.

Depois, Braga, que ainda articula com outros caciques que o MDB esteja com Lula desde o primeiro turno, não é de todo tão rejeitado assim pelos petistas amazonenses. Há quem o siga desde o seu tempo de governador (2003-2010), que coincide com o governo Lula.

De outra parte, a definição do senador Omar Aziz, do PSD, como o candidato de Lula, é assunto pacificado no reduto petista.

Aziz é o líder de todas as pesquisas e aliado de sempre do PT e de Lula.

Pesa muito a favor da reeleição de Aziz, no seio do PT, o papel dele de puxar a bancada do Amazonas na defesa da Zona Franca de Manaus.

Além disso, dos três senadores do estado, é o único que não se esconde no enfrentamento a Bolsonaro.

Lula vê isso com bons olhos na ideia de ter um parlamento forte e independente, sem a subserviência ao Executivo vista hoje.

Leia mais

Cheila Moreira, do PT, é a primeira suplente da chapa ao Senado de Omar

Na ressaca

No dia seguinte, os petistas já estarão reunidos de novo. Ainda que ressaqueados desse primeiro embate.

Só que agora o clima deva ser ameno. É a convenção estadual da federação Fé Brasil. Dela participam, além do PT, o PCdoB de Eron Bezerra e da ex-senadora Vanessa Graziottin, e o PV.

Desse encontro devem sair definidas as chapas a deputados, federais e estaduais.

Vanessa é o nome prioritário dos comunistas para reforçar a base de apoio de eventual governo petista.

O PT briga para reeleger José Ricardo e colocar pelo menos mais um nome na Câmara.

Na cena estadual, a expectativa é pela permanência de Sinésio Campos e a volta de Francisco Praciano à Assembleia Legislativa. Além de outros nomes petistas.

Foto: Ronaldo Siqueira/exclusiva para o BNC Amazonas